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0214/2015 - Comer na Escola: significados da alimentação escolar por alunos do Programa Nacional de Alimentação Escolar
Eating at School: school feeding and its meanings according to students from the National School Feeding Program, Brazil

Autor:

• Janaína Braga de Paiva - de Paiva, Janaína Braga - Universidade Federal da Bahia, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação e Cultura - <janainapaivanutri@gmail.com>

Coautor(es):

• Maria do Carmo Soares de Freitas - Freitas, M. C. S. - Salvador, - Universidade Federal da Bahia (UFBA), Ciências da Nutrição - <carmofreitas@uol.com.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8310-0933

• LIGIA AMPARO DA SILVA SANTOS - Santos, L.A.S - SALVADOR, BAHIA - Universidade Federal da Bahia (UFBA), Ciências da Nutrição - <amparo@ufba.br>


Área Temática:

Ciências Sociais

Resumo:

Partindo dos estudos da socioantropologia da alimentação em articulação com os conceitos norteadores das Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional desenvolvidas no Brasil, o presente trabalho objetivou analisar enunciados de escolares sobre a alimentação escolar oferecida no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Os dados foram produzidos através de exercício etnográfico desenvolvido nos cenários de execução do Programa em um município do semiárido da Bahia, bem como através da produção de redações e realização de grupos focais com adolescentes do ensino fundamental. Foi marcante para o presente estudo o espaço-tempo do recreio, trazendo à tona a relação entre o corpo e o comer. Partindo-se do conjunto das narrativas foram observados diferentes significados associados aos alimentos servidos institucionalmente. O estudo contribuiu para elucidar aspectos relacionados à comensalidade na tríade casa-rua-escola e ao direito à alimentação escolar. Possibilitou ainda ampliar a compreensão sobre hábitos alimentares de escolares inseridos no PNAE.

Palavras-chave:

Alimentação escolar Hábitos alimentares Políticas públicas segurança alimentar e Nutricional.

Abstract:

Based on the social anthropology of food and considering the guiding concepts of the Public Policy for Food and Nutrition Security developed in Brazil, this study aims to analyze statements from teenagers in elementary school regarding the school meals offered under the National School Feeding Program (PNAE). The data were produced through an ethnographic exercise carried out in a county in a semiarid region of Bahia where the school feeding program is currently implemented, as well as through focus groups and compositions written by the students. School recess was particularly relevant for the present study, bringing out the relationship between the body and eating. Many different meanings were associated, in the set of narratives produced by the students, with the foods served by the program. This study assists in clarifying aspects related to the commensality throughout the home-street-school scenarios and also to the right to school feeding, as well as deepening the understanding of food habits among students served by PNAE.

Keywords:

School feeding Food habits Public Policies Foods and Nutrition Security

Conteúdo:

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Como

Citar

de Paiva, Janaína Braga, Freitas, M. C. S., Santos, L.A.S. Comer na Escola: significados da alimentação escolar por alunos do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2015/ago). [Citado em 24/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/comer-na-escola-significados-da-alimentacao-escolar-por-alunos-do-programa-nacional-de-alimentacao-escolar/15286?id=15286&id=15286

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