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1156/2012 - Condições de trabalho e saúde de professores pré-escolares da rede pública de ensino de Pelotas, RS, Brasil
Working conditions and health of the preschool teachers from the public schools of Pelotas city, RS, Brazil

Autor:

• Marcelo Cozzensa da Silva - Silva, M.C. - Pelotas, RS - Universidade Federal de Pelotas - <cozzensa@terra.com.br>
ORCID: http://orcid.org/0000-0003-2336-7131

Coautor(es):

• Luciane Goulart da Silva - Silva, L. G. - Programa de Pós Graduação em Educação Física UFPel - <lucianegoularts@yahoo.com.br>


Área Temática:

Saúde e Trabalho

Resumo:

O presente estudo descreve as condições de trabalho e saúde de professores pré-escolares da rede pública de ensino da cidade de Pelotas, RS. Foi realizado um estudo descritivo do tipo censo nas escolas do município e estado que ofereciam a pré-escola. Foi aplicado um questionário incluindo questões sociodemográficas, econômicas, comportamentais, nutricionais, de saúde e trabalho. Todos professores estudados eram do sexo feminino, mais de 55% foram classificadas com sobrepeso, 12,6% fumavam atualmente e 73,0% eram insuficientemente ativos no tempo de lazer. Quanto às condições de trabalho, 66,7% relataram trabalhar em posição incômoda, 40,5% consideraram o mobiliário de trabalho inadequado e 50,5% responderam que as pausas realizadas durante o trabalho são insuficientes para o descanso. A prevalência de dor nas regiões lombar, torácica, pescoço e ombros foi elevada e 17,8% das entrevistadas apresentou positividade para transtornos psiquiátricos menores. As prevalências encontradas para as exposições ocupacionais e as más condições de saúde dos professores pré-escolares são importantes e podem interferir na qualidade de vida e de trabalho desses indivíduos.

Palavras-chave:

Condições de trabalho Saúde do trabalhador Riscos Ocupacionais Docentes Saúde escolar Epidemiologia

Abstract:

The study describes the work and health conditions of preschool teachers from the public schools in Pelotas, RS. A descriptive census was performed in schools of the city and the state which offered preschool classes. The questioner comprehended socio-demographic, behavior, nutritional, health and work activities. All teachers were female, more than 55% were classified as overweight, 12.6% smoking at the present time and 73.0% were physically inactive on leisure time. About the work conditions, 66.7% worked in awkward position, 40.5% considered the work furniture inadequate, 50.5% considered the pauses realized during the work insufficient for resting. The prevalence of back, thoracic, neck and shoulder pain was high, and 17.8% tested positive for minor psychiatric disorders. The prevalence rates for occupational exposure and poor health of preschool teachers are important and can interfere in the quality of life and work of these individuals.

Keywords:

Working conditions Occupational health Occupational risks Teacher School health Epidemiology

Conteúdo:

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Como

Citar

Silva, M.C., Silva, L. G.. Condições de trabalho e saúde de professores pré-escolares da rede pública de ensino de Pelotas, RS, Brasil. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2012/Nov). [Citado em 28/09/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/condicoes-de-trabalho-e-saude-de-professores-preescolares-da-rede-publica-de-ensino-de-pelotas-rs-brasil/11763?id=11763&id=11763

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