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0255/2015 - Conflito de interesses na formação e prática do nutricionista: regulamentar é preciso
Conflict of interest on nutritionist education and pratices: regulate is necessary

Autor:

• Tatiane Nunes Pereira - Pereira, T.N. - São Paulo, SP - Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde - <pereira.tnp@gmail.com>

Coautor(es):

• Fabiana Alves do Nascimento - Nascimento, F.A. - Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública/Departamento de Nutrição - <fabiana.nasci1@gmail.com>

• Daniel Henrique Bandoni - Bandoni, D.H. - Universidade Federal de São Paulo, Instituto de Saúde e Sociedade/Departamento de Saúde, Clínica e Instituições - <dbandoni@unifesp.br>


Área Temática:

Alimentação, Nutrição e Saúde

Resumo:

As indústrias de alimentos utilizam estratégias de publicidade para influenciar nutricionistas, professores e estudantes de Nutrição, contudo, estas relações possuem conflitos de interesses. Este estudo objetiva realizar revisão narrativa sobre a influência das indústrias de alimentos na formação em Nutrição. Verificou-se que indústrias buscam induzir a recomendação, prescrição e o consumo dos produtos por estudantes e nutricionistas, por meio de estratégias, como patrocínio de eventos científicos, financiamento de viagens e distribuição de brindes. Porém, aceitar a hospitalidade pode gerar obrigação moral de retribuir, comprometendo o julgamento das informações e decisão sobre a conduta profissional. Na Universidade, a publicidade ocorre, principalmente, por meio do patrocínio de eventos e financiamento de pesquisas, materiais e estruturas e propaganda em sala de aula. Regulamentar a presença do setor privado na área acadêmica é fundamental e, nesta perspectiva, sugere-se a elaboração de medidas regulatórias que limitem a inserção de indústrias de alimentos nos cursos de graduação em Nutrição para que nutricionistas sejam mais bem preparados para desempenhar suas atribuições com ética e autonomia.

Palavras-chave:

Publicidade de Alimentos Indústria de Alimentos Educação Superior Conflito de Interesses Nutrição em Saúde Pública

Abstract:

Transnational “Big Food” companies use advertising strategies to influence nutritionists, professors and Nutrition students; however, this relationship has conflicts of interest. This study aims to perform a narrative review on the influence of the food industry in training in Nutrition. It was identified that industries seek to induce the recommendation, the prescription and the consumption of products by students and nutritionists through strategies such as sponsorship of scientific meetings, travel funding and donation of gifts. However, the acceptance of these gifts can cause a moral obligation to reward, compromising the judgment of information and the professional conduct decisions. At the University, the advertising occurs mainly through sponsorship of events and research funding, donation of materials and structures and publicity in the classroom. Regulating the conduct of the private sector in the university is essential and, in this perspective, the implementation of regulatory measures to limit the entrance of the food industry in the undergraduate courses in Nutrition is suggested to ensure that the nutritionists will be more prepared to perform their tasks ethically and with autonomy.

Keywords:

Food Advertising Food Industry Professional Education Conflict of Interest Public Health Nutrition.

Conteúdo:

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Como

Citar

Pereira, T.N., Nascimento, F.A., Bandoni, D.H.. Conflito de interesses na formação e prática do nutricionista: regulamentar é preciso. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2015/Set). [Citado em 28/09/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/conflito-de-interesses-na-formacao-e-pratica-do-nutricionista-regulamentar-e-preciso/15328?id=15328&id=15328

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