EN PT

Artigos

0156/2019 - Ensino em saúde: Aprendizagem a partir da prática profissional.
Teaching in health: Learningprofessional practice.

Autor:

• Daniela Martinez Fayer Nalom - Nalom, D.M.F - <danifayer@yahoo.com.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8833-4595

Coautor(es):

• Joyce Fernanda Soares Albino Ghezzi - Ghezzi, J.F.S.A - <jo.albino1988@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5808-613X

• Elza de Fátima Ribeiro Higa - Higa, E.F.R - <hirifael@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5772-9597

• Cássia Regina Fernandes Biffe Peres - Peres, C.R.F.B - <c.r.biffe@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8430-0400

• Maria José Sanches Marin - Marin, M.J.S. - Marília, - <marnadia@terra.com.br>
ORCID: http://orcid.org/0000-0001-6210-6941



Resumo:

O presente estudo caracteriza a aprendizagem de estudantes de Medicina e Enfermagem a partir da inserção na prática profissional em séries iniciais dos cursos. Trata-se de pesquisa documental com abordagem qualitativa, realizada por meio da análise de 21 portfólios de estudantes que cursaram a primeira e segunda séries dos cursos de Medicina e Enfermagem nos anos de 2015 e 2016, em Instituição de Ensino Superior do interior paulista, que utiliza métodos ativos de aprendizagem e insere os estudantes nos cenários da Atenção Básica. Os dados foram interpretados por meio da análise de conteúdo, modalidade temática. Evidenciou-se que essa inserção possibilita-lhes apreender os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde; compreender os fatores preponderantes no processo saúde-doença de forma ampliada, com cuidados centrados nas necessidades de saúde da família e comunidade; desenvolver habilidades para trabalhar em grupo humanizado e em equipe interdisciplinar, valorizando a empatia. Verificou-se que os estudantes estão aprendendo sobre o Sistema de Saúde vigente no Brasil e praticando suas possibilidades de operacionalização, além dos valores necessários ao desenvolvimento do trabalho em equipe requerido para o cuidado centrado na pessoa.

Palavras-chave:

Aprendizagem, Prática profissional, Educação em saúde

Abstract:

The present study characterizes the Medicine and Nursing students\' learningthe ion in the professional practice during the initial series of the courses. This is documentary research with a qualitative approach, carried out by the analysis of 21 portfolios written by Medicine and Nursing’s freshmen and sophomores along the years of 2015 and 2016. These students area Higher Education Institution of the interior of São Paulo, which uses the active learning methods and s the students in the scenarios of Basic Attention. The data were interpreted through content analysis thematic modality.
This ion makes it possible for them to apprehend the guiding principles of the Unified Health System; to understand the factors that prevail in the health-disease process in an expanded way with the care centered on the health needs of the family and community; to develop skills to work in a humanized group and interdisciplinary team, valuing empathy. It was found that students are learning about the current Health System in Brazil and practicing their possibilities of operation, in addition to the values necessary to develop the teamwork required for person-centered care.

Keywords:

Learning; Professional practice; Health education.

Conteúdo:

Acessar Revista no Scielo

Outros idiomas:







Como

Citar

Nalom, D.M.F, Ghezzi, J.F.S.A, Higa, E.F.R, Peres, C.R.F.B, Marin, M.J.S.. Ensino em saúde: Aprendizagem a partir da prática profissional.. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2019/jun). [Citado em 23/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/ensino-em-saude-aprendizagem-a-partir-da-pratica-profissional/17230?id=17230&id=17230

Últimos

Artigos



Realização



Patrocínio