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0603/2016 - Fatores associados à violência interpessoal entre crianças de escolas públicas de Fortaleza, Ceará
Factors associated with interpersonal violence among childrenpublic schools in Fortaleza, Ceará

Autor:

• CAROLINE SOARES NOBRE - NOBRE, CAROLINE SOARES - Universidade Federal da Bahia, Instituto de Saúde Coletiva - <sn.carol@hotmail.com>

Coautor(es):

• Luiza Jane Eyre de Souza Vieira - Vieira, L.J.E.S. - Fortaleza, - Universidade de Fortaleza, Pós-graduação em Saúde Coletiva - <janeeyre@unifor.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5220-027X

• Ceci Vilar Noronha - Noronha, Ceci Vilar - Universidade Federal da Bahia, Instituto de Saúde Coletiva - <ceciavilar@gmail.com>

• Mirna Albuquerque Frota - Frota, M. A. - Fortaleza, CE - Universidade de Fortaleza, Mestrado em Saúde Coletiva - <mirnafrota@unifor.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3004-2554


Área Temática:

Ciências Sociais

Resumo:

A escola presencia crescimento das manifestações de violências interpessoais entre crianças e, nesta ótica, o artigo analisa a prevalência das violências interpessoais no relacionamento entre escolares e os seus fatores associados. Estudo transversal, com 874 alunos de escolas públicas municipais, de 10 e 11 anos idade, realizado no ano de 2013. Um questionário instrumentou a coleta de dados que foram submetidos à análise bivariada com cálculo de significância estatística entre as associações. Os resultados apontam que a criança agressora (83,2%) associa-se ao sexo masculino (RP= 1,08), bem como apanhar em casa (RP= 1,13) e ter uma família que incentiva o revide (RP= 1,17). A criança vítima (89,5%), a família que incentiva o revide (RP= 1,05) e, a participante de conflitos (93,6%), a família incentivar o revide (RP=1,05) e a idade. A criança de 10 anos tem até 3,0% mais de chance de participar em situações de conflitos. A “família que incentiva o revide” associa-se as situações de agressão, de vítima e de participação em conflitos, o que enseja uma ressignificação dessas práticas familiares.

Palavras-chave:

ViolênciaRelações FamiliaresSaúde Escolar

Abstract:

The school has witnessed the growth of manifestations of interpersonal violence among children and in this perspective this paper examines the prevalence of interpersonal violence in the relationship between students and the associated factors. Cross-sectional study developed with 874 students from public schools, with 10 and 11 years old accomplished in 2013. A questionnaire instrumented to collect data that were submitted to bivariate analysis with statistical significance calculation between associations. The results show that the offender child (83.2%) is associated with the male sex (RP = 1.08), as well as coercive practices at home (RP = 1.13) and having a family that encourages to hit back (RP = 1.17). The child victim (89.5%), with the family that encourages to hit back (RP = 1.05), and the participant in conflicts (93.6%), the family encourages to hit back (RP = 1.05) and age. The 10-year-old child has up to 3.0% more chance of participating in conflict situations. The "family that encourages to hit back" associating positively the situations of aggression, the victim and participation in conflict, which entails one reframing these parental practices.

Keywords:

ViolenceFamily RelationsSchool Health

Conteúdo:

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Como

Citar

NOBRE, CAROLINE SOARES, Vieira, L.J.E.S., Noronha, Ceci Vilar, Frota, M. A.. Fatores associados à violência interpessoal entre crianças de escolas públicas de Fortaleza, Ceará. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2016/dez). [Citado em 23/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/fatores-associados-a-violencia-interpessoal-entre-criancas-de-escolas-publicas-de-fortaleza-ceara/16029?id=16029

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