EN PT

Artigos

0278/2012 - Habilidades funcionais de crianças com deficiências em inclusão escolar – barreiras para uma inclusão efetiva
Functional abilities of children with disabilities: barriers preventing effective inclusion at school

Autor:

• Fernanda Moreira Teles - Teles, F.M - São Paulo, SP - Unifesp - <fernandamteles@ig.com.br>

Coautor(es):

• Rosa Resegue - Resegue, R - Unifesp - <rresegue@uol.com.br>

• Rosana Fiorini Puccini - Puccini, R.F. - Universidade Federal de São Paulo - <rosanapuccini@gmail.com>


Área Temática:

Saúde da Criança e do Adolescente

Resumo:

Resumo
Objetivo: descrever as incapacidades de alunos em processo de inclusão por meio do PEDI - Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidades. Método: Estudo transversal analítico. População: 181 alunos (7-10 anos) de 31 escolas municipais de São Paulo. Por meio de questionário aplicado ao cuidador foram avaliadas 197 atividades nas áreas de auto-cuidado, mobilidade e função social. Resultados: diferenças (p<0,05) no desempenho dos alunos, segundo o PEDI, foram observadas entre as séries nas escalas de auto-cuidado (média de 77,8% na 1ª série e de 95,2% na 4ª série) e mobilidade (média de 90,0% na 1ª série e 99,8% na 4ª série); a função social apresentou as menores médias, exceção ao grupo com deficiência física, cuja área mais afetada foi a mobilidade (média de 62,7%). Conclusões: o PEDI permitiu a identificação de incapacidades por grupo de deficiências e individual, podendo constituir instrumento importante para intervenção direcionada e acompanhamento na escola.

Palavras-chave:

Saúde da Pessoa com Deficiência ou Incapacidade Crianças com Deficiência Reabilitação Atividades Cotidianas

Abstract:

Abstract
Functional abilities of children with disabilities in school inclusion - barriers to an effective inclusion

Summary
Objective: Describe the disabilities of students in the process of inclusion through PEDI – Pediatric Evaluation of Disability inventory. Method: Cross sectional analysis. Population: 181 students (7-10 years old) from 31 public schools in São Paulo. Through a questionnaire applied to the caregiver, 197 activities were evaluated in the areas of self-care, mobility and social function. Results: Differences (p <0.05) in students’ performance, according to the PEDI, were observed between grades in the scales of self-care (average of 77.8% in the 1st grade and 95.2% in the 4th grade) and mobility (average of 90.0% in the 1st grade and 99.8% in the 4th grade), social function had the lowest averages, except for those with physical disabilities, in which the most affected area was mobility (average of 62.7 %). Conclusions: The PEDI has allowed the identification of disabilities by group and individual disability, which may constitute an important tool for targeted intervention and follow-up at school.

Keywords:

Health of People with Disabilities or Disability Children with Disabilities Rehabilitation Activities of Daily Living

Conteúdo:

Acessar Revista no Scielo

Outros idiomas:







Como

Citar

Teles, F.M, Resegue, R, Puccini, R.F.. Habilidades funcionais de crianças com deficiências em inclusão escolar – barreiras para uma inclusão efetiva. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2012/mar). [Citado em 24/01/2025]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/habilidades-funcionais-de-criancas-com-deficiencias-em-inclusao-escolar-barreiras-para-uma-inclusao-efetiva/9648?id=9648&id=9648

Últimos

Artigos



Realização



Patrocínio