0557/2008 - INTEGRAÇÃO INTERGERACIONAL, CAPITAL SOCIAL E SAÚDE: ARCABOUÇO TEÓRICO E RESULTADOS DE UM ESTUDO QUALITATIVO
INTERGENERATIONAL INTERACTION, SOCIAL CAPITAL AND HEALTH: A THEORETICAL FRAMEWORK AND RESULTS FROM A QUALITATIVE STUDY.
Autor:
• ELZA MARIA DE SOUZA - Souza, E.M. - BRASILIA, DISTRITO FEDERAL - ESCOLA SUPERIOR EM CIENCIAS DA SAUDE/FEPECS/SES-DF - <elzadesouza@terra.com.br>Área Temática:
Não CategorizadoResumo:
RESUMOIntroducção - O propósito desse estudo é apresentar os resultasdos de um estudo qualitativo para avaliar atividaes intergeracionais desenvolvidas em uma escola de ensino fundamental e descrever o arcabouço teórico utilizado para explicar as mudanças envolvidas nesse tipo de atividade.
Método- Avaliação qualitativa de uma intervenção onde 32 idosos da área de abrangência de uma escola de ensino fundamental de Ceilândia, Distrito Federal, Brasil compartilharam suas memórias com 111 alunos durante 4 meses. Depois da intervenção idosos e adolescentes participaram de 14 grupos focais onde discutiram o efeito das atividades em alguns aspectos de suas vidas.
Resultados- A intervenção teve um impacto positivo na percepção dos participantes referente à relação familiar, autopercepção do estado de saúde e solidariedade. No entanto, nao afetou os sentimentos de confiaça mútua. Os resultados também sugerem possíveis dimensões de capital social para esses grupos etários, tais como respeito mútuo e sentimento de serem valorizados, ainda não investigados.
Conclusão- Embora com limitações, esse estudo mostrou os possíveis mecanismos de mudanças psicosociais que ocorrem nesse tipo de intervenção.
Palavras chave-saúde, capital social, integração entre gerações, arcabouço teórico, reminiscências.
Abstract:
ABSTRACTintroduction-. The purpose of this paper is to report results from a qualitative evaluation of a school based intergenerational intervention and also to derive a theoretical framework to explain the changes of attitudes in an intervention of this kind.
Method- This is a qualitative evaluation of an intervention where 32 elders from the neighbouring area of a secondary school of Ceilândia, Distrito Federal of Brazil shared their memories with the 111 students during four months. After the intervention, adolescents and elders took part in 14 focus group discussions where they evaluated the effect of the activities in some aspect of their lives.
Results- The intervention had a positive impact in the participants’ perceptions of family relationships, health status and solidarity. However, it did not improve feelings of trust in others. The Results also suggested other possible dimensions of social capital for these age groups such as mutual respected and perception of been valued by others.
Conclusion-Although the study had some limitations, it showed the possible mechanisms of psychosocial changes involved in interventions of this kind which have not been investigated.
Keywords: Health, social capital, intergenerational interactions, theoretical framework, reminiscence processes.