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1412/2013 - Integralidade e Atenção Primária à Saúde: avaliação sob a ótica dos usuários
Integrality and Primary Health Care: evaluation under the user perspective

Autor:

• Carla Silvana Oliveira e Silva - Silva, C.S.O. - Montes Claros, MG - Universidade Estadual de Montes Claros - <carlasosilva@ig.com.br>


Área Temática:

Epidemiologia

Resumo:

Este estudo objetivou avaliar o processo de integralidade da Atenção Primária à Saúde (APS), sob o ponto de vista dos usuários da Estratégia Saúde da Família (ESF) e usuários dos demais serviços da APS. Estudo transversal, analítico e quantitativo, realizado em Montes Claros, Minas Gerais-Brasil, que utilizou questionário validado Primary Care Assessment Tool, versão adulto, aplicado a 373 usuários adultos, sendo que 124 (33,6%) referiram atendimento pela ESF e 249 (66,4%) referiram atendimento por outros serviços. Atribuíram-se escores para as oito dimensões do instrumento, entretanto, o presente estudo trabalhou com apenas três: primeiro contato; acessibilidade, e longitudinalidade. Em relação à integralidade da APS, houve melhor avaliação pela população que utiliza a ESF, comparando com as que utilizam outros serviços. Os atributos primeiro contato, acessibilidade e longitudinalidade obtiveram escores mais elevados na modalidade de ESF em comparação com outros serviços, com significância estatística para todos os domínios. Conclui-se que é de fundamental importância avaliar os atributos da APS, com vistas à melhoria da qualidade dos serviços prestados.

Palavras-chave:

Integralidade Atenção Primária à Saúde Avaliação Usuários de serviços de saúde

Abstract:

This study aimed to evaluate the integrality process of Primary Health Care (PHC) in Montes Claros, Minas Gerais – Brazil, from the attributes of the PHC, from the point of view of the users of the Family Health Strategy (FHS) and from users of others services of FHS. Transverse, analytical and quantitative study. For data collection, was used a Primary Care Assessment Tool questionary, adult version, that was applied to 373 adult service users, and 124 (33.6%) reported attendance by FHS and 249 (66.4%) referred attendance by other services. Were assigned scores for the eight dimensions of the instrument, however, the present study worked with just three: first contact; accessibility, and longitude. The results showed that in relation to the entirety of PHC, better evaluation by the population that uses the FHS, comparing with those who use other services. The attributes: first contact, accessibility and longitude obtained higher scores in ESF mode in comparison with other services, with statistical significance for all attributes. We conclude that it is of fundamental importance to assess the attributes of PHC, aimed at improving the quality of services provided.

Keywords:

Integrality Primary Health Care Evaluation Users of Health Services

Conteúdo:

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Como

Citar

Silva, C.S.O.. Integralidade e Atenção Primária à Saúde: avaliação sob a ótica dos usuários. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2014/jan). [Citado em 23/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/integralidade-e-atencao-primaria-a-saude-avaliacao-sob-a-otica-dos-usuarios/14933?id=14933

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