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0500/2007 - Nem Tudo é Estágio: contribuições para o debate
Not everything is supervised training: contributions for a debate

Autor:

• Marcos Azeredo Furquim Werneck - Marcos Azeredo Furquim Werneck - Belo Horizonte, Minas Gerais - Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais - <mfurquim52@gmail.com>


Área Temática:

Não Categorizado

Resumo:

O artigo versa sobre o Estágio Supervisionado, tratando-o como uma oportunidade fundamental de consolidação do espaço pedagógico capaz de enfrentar, positivamente, os desafios lançados pelas Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Odontologia. Não se trata de uma proposta nova, mas, de uma luta pela transformação das práticas de ensino que têm origem nos anos 70, no movimento de integração docente assistencial até os dias atuais. Aborda o espaço dos serviços públicos de saúde e o mundo do trabalho como aspectos centrais de uma nova prática pedagógica, com potencial para se alcançar um perfil profissional com consciência crítica e capacidade de compreender a realidade e intervir sobre ela. Aponta para os riscos de se compreender – e confundir, estágio com prática intramuros, reproduzindo, sob o nome de Estágio Curricular Supervisionado, práticas tradicionais, com ênfase em aspectos tecnicistas e biologicistas sem potência para alcançar as mudanças propostas pelas Diretrizes Curriculares. Ao ressaltar a importância do Estágio Curricular Supervisionado na formação profissional, fica estabelecido um diálogo com a ABENO, contestando algumas de suas posições. Neste sentido, o artigo mostra a necessidade de uma discussão que agregue o maior número possível de Faculdades de Odontologia.
Palavras-chave: Estágio, Integração Docente Assistencial, Ensino Odontológico

Abstract:

This paper discusses supervised training as a fundamental opportunity for the consolidation of the teaching space and also as means of facing the challenges posed by the guidelines for dental courses. It is not a new proposal. It is in fact a fight for changes in dental practicing which began in the 70’s with the movement for the integration between dental teaching and dental services. It approaches public health services spaces and the world of work as central for a new teaching strategy. That would generate the opportunity to graduate professionals with a more critical profile, also capable of understanding reality and intervening on it. The paper points the risks of understanding – and misunderstanding - supervised training with practicing inside the dental school, under the label of curricular supervised training. In that perspective traditional practices, with emphasis on technical and biological aspects would not have the potential to achieve the changes proposed by the curricular guidelines. While highlighting the relevance of curricular supervised training in professional education, the paper sets a dialogue with ABENO, contesting some of its positions. In that sense, the paper shows the need for a deeper and more participative discussion, that joins as many dental schools as possible.


Key-words: supervised training, dental teaching, dental service integration

Conteúdo:

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Citar

Marcos Azeredo Furquim Werneck. Nem Tudo é Estágio: contribuições para o debate. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2007/ago). [Citado em 24/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/nem-tudo-e-estagio-contribuicoes-para-o-debate/1033?id=1033&id=1033

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