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0171/2020 - O desenvolvimento da autonomia em adolescentes com síndrome de Down a partir da pedagogia de Paulo Freire
The development of autonomy in adolescents with Down syndrome according to the pedagogy of Paulo Freire

Autor:

• Mariana Munhoz Cerron - Cerron, M.M - <maricerron@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7615-8555

Coautor(es):

• Fernanda Brenneisen Mayer - Mayer, F.B - <fernanda_mayer@yahoo.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4152-034X

• Fernanda Magalhães Arantes-Costa - Arantes-Costa, F.M - <fernanda.arantes@fm.usp.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9448-4357

• Patricia Zen Tempski - Tempski, P.Z - <patricia.tempski@fm.usp.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4199-055X



Resumo:

A autonomia é um processo que nos capacita a compreender e agir sobre nós mesmos e sobre o ambiente. Na adolescência, transformações resultam no desenvolvimento da autonomia. Adolescentes com síndrome de Down (ASD) têm limitações percepto-cognitivas e poucas oportunidades para aquisição de autonomia. Analisamos o desenvolvimento da autonomia em um grupo terapêutico de Terapia Ocupacional, com díades de ASD e seus principais cuidadores. A análise dos materiais documentais produzidos no processo terapêutico apontou quatro categorias de análise: auto percepção, percepção do outro, vivência compartilhada e mudança de atitude. Os resultados mostram relações simbióticas entre a díade, que dificultam o processo de individuação e limitam as oportunidades para realização das atividades de modo independente. O processo terapêutico baseado na pedagogia freiriana mobilizou de uma consciência ingênua para crítica, acarretando mudanças nas atitudes dos cuidadores em relação a identificação de potenciais e aceitação de limitações próprias e do ASD cuidado. Concluímos que essa simbiose dificulta o processo de individuação e o acesso a experiências necessárias para o desenvolvimento de autonomia. O processo terapêutico pode modificar as atitudes dos cuidadores e propiciar continuidade do desenvolvimento e autonomia.

Palavras-chave:

Síndrome de Down, adolescente, autonomia, cuidadores, terapia ocupacional

Abstract:

Autonomy is a process that enables us to understand and act on the environment and ourselves. In adolescence, transformations result in the development of autonomy. Adolescents with Down syndrome (ASD) have perceptual-cognitive limitations and few opportunities to acquire autonomy. We analyzed the development of autonomy in an occupational therapy therapeutic group, with ASD dyads and their main caregivers. The analysis of the materials produced in the therapeutic process pointed to four categories of analysis: self-perception, perception of the other, shared experience and change of attitude. The results show symbiotic relationships between the dyad, which hinders the individuation process and limit the opportunities to carry out the activities independently. The therapeutic process based on Paulo Freire\'s pedagogy mobilizeda naive awareness to criticism, causing changes in the attitudes of caregivers in relation to the identification of potentials and acceptance of their own limitations and the care ASD. We conclude that this symbiosis makes the individuation process and the access to experiences necessary for the development of autonomy difficult. The therapeutic process can modify the attitudes of caregivers and provide continuity of development and autonomy.

Keywords:

Down syndrome, adolescent, autonomy, caregivers, occupational therapy

Conteúdo:

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Como

Citar

Cerron, M.M, Mayer, F.B, Arantes-Costa, F.M, Tempski, P.Z. O desenvolvimento da autonomia em adolescentes com síndrome de Down a partir da pedagogia de Paulo Freire. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2020/jul). [Citado em 27/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/o-desenvolvimento-da-autonomia-em-adolescentes-com-sindrome-de-down-a-partir-da-pedagogia-de-paulo-freire/17653?id=17653

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