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0067/2023 - O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde na Atenção Primária à Saúde no Brasil, de 2014 a 2018
The use of Information and Communication Technologies in Health in Primary Health Care in Brazil,2014 to 2018

Autor:

• Janaína Duarte Bender - Bender, J. D. - <jdb.jana@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6903-0406

Coautor(es):

• Luiz Augusto Facchini - Facchini, L.A. - <luizfacchini@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5746-5170

• Luís Miguel Velez Lapão - Lapão, L.M.V - <luis.lapao@ihtml.unl.pt.>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0506-1294

• Elaine Tomasi - Tomasi, E. - <tomasiet@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7328-6044

• Elaine Thumé - Thumé, E. - <elainethume@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1169-8884



Resumo:

As Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde permitem o armazenamento e processamento de dados digitais, acesso a informações e comunicações à distância. O objetivo deste artigo foi descrever a utilização destas tecnologias para o apoio à prática clínica e educação permanente pelas equipes de saúde da atenção primária à saúde do Brasil no período de 2014 a 2018, no âmbito do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica, segundo características do contexto geopolítico. É um estudo transversal que analisou os dados coletados junto às equipes das Unidades Básicas de Saúde. Foi observada uma crescente utilização pelas equipes dos recursos da Telessaúde, Rede Universitária de Telemedicina e Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde para auxílio à prática clínica e educação permanente em saúde. Nas regiões Norte e Nordeste o uso destas tecnologias dobrou, do ciclo II ao ciclo III. A necessidade de investimentos em infraestrutura, recursos humanos na Atenção Primária à Saúde, qualificação e formação profissional é um caminho para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde e sua Rede de Atenção em Saúde, contribuindo para um fluxo de atendimento contínuo, com qualidade e acesso universal.

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde. Tecnologia da Informação e Comunicação. Telessaúde. Educação Permanente.

Abstract:

Information and Communication Technologies in Health allow the storange and processing of digital data, access to information and remote communications. The objective of this article was to describe the use of these Technologies to support clinical practice and continuing education by primary health care teams in Brazil2014 to 2018, within the scope of the Access and Quality Improvement Program Basic, according to characteristics of the geopolitical contexto. It’s a cross-sectional study that analyzed the data collectedthe teams of the Basic Health Units. A growing use by the teams of Telehealth resources, the Telemedicine University Network and the Open University of the Unified Health System was observed toa id clinical practice and permanente health education. In the North and Northeast regions, the use of these Technologies doubled,cycle II to cycle III. The need for investments in infrastructure, human resources in Primary Health Care, qualification and professional trining is a way to strengthen the Unified Health System and its Health Care Network, contributing to a continuous flow of care, with quality and access universal.

Keywords:

Primary Health Care. Information and Communication Technology. Telehealth. Permanent Education.

Conteúdo:

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Como

Citar

Bender, J. D., Facchini, L.A., Lapão, L.M.V, Tomasi, E., Thumé, E.. O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde na Atenção Primária à Saúde no Brasil, de 2014 a 2018. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2023/mar). [Citado em 22/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/o-uso-de-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-em-saude-na-atencao-primaria-a-saude-no-brasil-de-2014-a-2018/18693?id=18693

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