EN PT

Artigos

0019/2015 - Padrões de acessos a informações sobre proteção anti-UV durante os verões brasileiros: haveria um “efeito verão”?
Padrões de acessos a informações sobre proteção anti-UV durante os verões brasileiros: haveria um “efeito verão”?

Autor:

• Paulo Roberto Vasconcellos da Silva - Vasconcellos-Silva, P. R. - Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) - Escola Nacional de Saúde Pública (IOC/ENSP), Lab. Inovações terapêuticas, ensino e bioprodutos (LITEB) - <paulo.vasconcellos@ioc.fiocruz.br, bioeticaunirio@yahoo.com.br> +
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4646-3580

Coautor(es):

• Rosane Harter Griep - Griep, R.H - Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) - Escola Nacional de Saúde Pública - <rohgriep@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6250-2036

• Miriam Carvalho de Souza - Carvalho de Souza, Miriam - Instituto Nacional De Câncer, CONPREV - <miriancs99@gmail.com>


Área Temática:

Informação e Comunicação em Saúde

Resumo:

Padrões de buscas na internet (queries) vinculados a “janelas” de interesses coletivos tem sido objeto de crescente investigação no campo da saúde pública. O presente artigo pretende identificar padrões de queries acerca de informações sobre a proteção da pele perante a exposição excessiva à radiação UV – o que aqui chamamos de “efeito verão”. Para estimar os acessos ao site do Instituto Nacional de Câncer - notória fonte de recursos informativos sobre prevenção - foi usado um software (Log analyzer) que mensura o volume de acessos a conteúdos específicos. Durante 48 meses foram acompanhadas as páginas sobre proteção da pele e auto-exame (páginas de interesse). Observou-se que, embora a média de acessos tenha crescido significativamente, os resultados da análise de variância não mostraram diferenças significativas entre os acessos no verão e nos demais meses (p=0,7491). A percepção da intensa exposição ao sol de verão não incentivou interesse suplementar às buscas sobre prevenção. Discute-se se a dissonância entre o conhecimento individual acerca do próprio estado de saúde em relação às medidas ligadas à sua preservação talvez exerçam “influências anti-prevenção” sobre o interesse coletivo sobre a proteção da saúde.

Palavras-chave:

Internet e saúde Comunicação em saúde Câncer de pele Prevenção primária Meios de Comunicação de Massa

Abstract:

Padrões de buscas na internet (queries) vinculados a “janelas” de interesses coletivos tem sido objeto de crescente investigação no campo da saúde pública. O presente artigo pretende identificar padrões de queries acerca de informações sobre a proteção da pele perante a exposição excessiva à radiação UV – o que aqui chamamos de “efeito verão”. Para estimar os acessos ao site do Instituto Nacional de Câncer - notória fonte de recursos informativos sobre prevenção - foi usado um software (Log analyzer) que mensura o volume de acessos a conteúdos específicos. Durante 48 meses foram acompanhadas as páginas sobre proteção da pele e auto-exame (páginas de interesse). Observou-se que, embora a média de acessos tenha crescido significativamente, os resultados da análise de variância não mostraram diferenças significativas entre os acessos no verão e nos demais meses (p=0,7491). A percepção da intensa exposição ao sol de verão não incentivou interesse suplementar às buscas sobre prevenção. Discute-se se a dissonância entre o conhecimento individual acerca do próprio estado de saúde em relação às medidas ligadas à sua preservação talvez exerçam “influências anti-prevenção” sobre o interesse coletivo sobre a proteção da saúde.

Keywords:

Internet and health

Conteúdo:

Acessar Revista no Scielo

Outros idiomas:







Como

Citar

Vasconcellos-Silva, P. R., Griep, R.H, Carvalho de Souza, Miriam. Padrões de acessos a informações sobre proteção anti-UV durante os verões brasileiros: haveria um “efeito verão”?. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2015/abr). [Citado em 24/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/padroes-de-acessos-a-informacoes-sobre-protecao-antiuv-durante-os-veroes-brasileiros-haveria-um-efeito-verao/15084?id=15084&id=15084

Últimos

Artigos



Realização



Patrocínio