EN PT

Artigos

0155/2023 - Pré-natal coletivo mediado por tecnologia educativa: percepção de gestantes
Collective prenatal care mediated by educational technology: perception of pregnant women

Autor:

• Dirce Stein Backes - Backes,D.S - <backesdirce@ufn.edu.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9447-1126

Coautor(es):

• Leandro da Silva de Medeiros - Medeiros, L.S. - <leandrodasilvademedeiros@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7886-463X

• Andressa Caetano da Veiga - Veiga, A. C. - <andressacveiga@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6769-4671

• Juliana Silveira Colomé - Colomé, J.S - <juliana@ufn.edu.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8059-1482

• Marli Terezinha Stein Backes - Backes, M.T.S - <marli.backes@ufsc.br>
ORCID: http://orcid.org/0000-0003-3258-359X

• Margarida Reis dos Santos - Santos, M.R - <margarida.reis.santos@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0337-963X

• Claudia Zamberlan - Zamberlan, C. - <claudiaz@ufn.edu.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1898-328X



Resumo:

Objetivo: Conhecer a percepção de gestantes sobre o pré-natal coletivo mediado por tecnologia educativa, à luz do pensamento da complexidade. Método: Pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva realizada entre os meses de agosto e novembro de 2022. Participaram da pesquisa 19 gestantes de uma Estratégia de Saúde da Família da região central do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por meio de entrevista individual, após encontros de pré-natal e analisados pela técnica de análise temática. Resultados: Dos dados analisados resultaram três eixos temáticos: Assistência pré-natal: a necessária religação de saberes; Pré-natal coletivo: (re)construção colaborativa de vivências e práticas; e Tecnologia educacional: ferramenta indutora de autorreflexão e autoconhecimento. Conclusão: O pré-natal coletivo, mediado por tecnologia educativa, é capaz de induzir melhores práticas no percurso gravídico-puerperal pelo fomento de espaços colaborativos e compartilhados de construção do conhecimento e pela tomada de decisões autônomas e responsáveis.

Palavras-chave:

Cuidado Pré-Natal; Atenção Primária à Saúde; Educação em Saúde; Pesquisa Qualitativa.

Abstract:

Objective: To know the perception of pregnant women about collective prenatal care mediated by educational technology, in the light of complexity thinking. Method: This is a qualitative, exploratory and descriptive study carried out between August and November 2022. Nineteen pregnant women from a Family Health Strategy in the central region of Rio Grande do Sul participated in the study. Data were collected through individual interviews, after prenatal meetings and analyzed using thematic analysis. Results: From the analyzed data, three thematic axes resulted: Prenatal care: the necessary reconnection of knowledge; Collective prenatal care: collaborative (re)construction of experiences and practices; and Educational technology: tool to induce self-reflection and self-knowledge. Conclusion: Collective prenatal care, mediated by educational technology, is capable of inducing better practices in the pregnancy-puerperal path by fostering collaborative and shared spaces for building knowledge and making autonomous and responsible decisions.

Keywords:

Prenatal Care; Primary Health Care; Health Education; Qualitative Research.

Conteúdo:

Acessar Revista no Scielo

Outros idiomas:







Como

Citar

Backes,D.S, Medeiros, L.S., Veiga, A. C., Colomé, J.S, Backes, M.T.S, Santos, M.R, Zamberlan, C.. Pré-natal coletivo mediado por tecnologia educativa: percepção de gestantes. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2023/Jun). [Citado em 10/05/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/prenatal-coletivo-mediado-por-tecnologia-educativa-percepcao-de-gestantes/18781?id=18781&id=18781

Últimos

Artigos



Realização



Patrocínio