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0161/2016 - Referencial Teórico sobre Práticas intersetoriais em Promoção da Saúde na Escola
A Theoretical Framework on Inter-Sector Practices in School Health Promotion

Autor:

• Carlos dos Santos Silva - Silva, Carlos dos Santos - Abrasco , Doutor em Saúde Pública - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ) - <carlossilva@abrasco.org.br>

Coautor(es):

• Regina C. A. Bodstein - Bodstein , Regina C. A. - Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca -ENSP - <bodstein@ensp.fiocruz.br>


Área Temática:

Não Categorizado

Resumo:

Trata-se de um estudo sobre os referenciais teóricos que influenciaram os programas de saúde escolar no Brasil, apoiada na experiência do Rio de Janeiro. Utiliza da literatura brasileira desde meados do século passado até o presente e da literatura internacional sobre a avaliação em promoção da saúde. Analisam-se as propostas de domesticação de comportamentos a partir de princípios higienistas, outras empenhadas na criação de uma disciplina específica sobre saúde no currículo escolar, e ainda propostas apoiadas em perspectiva clínico-assistencial. Em período mais recente analisa a reaproximação dos dois setores a partir de um modelo vinculado a promoção da saúde. O artigo demonstra a importância dos diferentes referenciais teóricos para a compreensão das ações e estratégias sintetizadas em uma matriz. Explicita ainda, a influência dos contextos históricos em que se dá o diálogo e a definição de ações entre educação e saúde em uma difícil articulação de práticas e saberes entre os dois setores.

Palavras-chave:

promoção da saúde educação em saúde práticas em saúde pública

Abstract:

This study focuses on the theoretical references that have influenced school health programs in Brazil, based on the experience in Rio de Janeiro. The authors draw on the Brazilian literature from the mid-20th century until 2014 and the international literature on health promotion evaluation. They analyze the proposals for domestication of student behavior using hygienist principles, projects for the creation of a specific health course in the school syllabus, and still others with a clinical or healthcare perspective. Covering a more recent period, the study analyzes how the health and educational systems resumed their collaboration in a health promotion model. The article demonstrates the importance of different theoretical references for understanding actions and strategies summarized in an inter-sector framework. It also explains the influence of historical contexts in which the dialogue occurs between education and health and the definition of actions in the challenging link between practices and knowledge involving the two sectors.

Keywords:

health promotion health education public health practice

Conteúdo:

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Como

Citar

Silva, Carlos dos Santos, Bodstein , Regina C. A.. Referencial Teórico sobre Práticas intersetoriais em Promoção da Saúde na Escola. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2016/abr). [Citado em 19/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/referencial-teorico-sobre-praticas-intersetoriais-em-promocao-da-saude-na-escola/15585?id=15585

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