EN PT

Artigos

0072/2022 - Serious games para educação sexual de adolescentes e jovens: revisão integrativa de literatura
Serious games for adolescents and youth’s sexual education: an integrative review

Autor:

• Nadyelle Elias Santos Alencar - Alencar, N. E. S. - <nadyelle.alencar@ifma.edu.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5602-7339

Coautor(es):

• Maria Aparecida Oliveira Pinto - Pinto, M. A. O. - <mariapinto@acad.ifma.edu.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0850-9130

• Nicácio Torres Leite - Leite, N. T. - <nicacio.torres@acad.ifma.edu.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8719-3057

• Claudia Maria Vieira da Silva - Silva, C. M. V. - <claudia.vieira@ifma.edu.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8724-9524



Resumo:

Objetiva-se mapear jogos educativos relacionados à sexualidade de adolescentes/jovens, a partir de publicações ocorridas na última década (2011 a 2020). Realizou-se uma revisão integrativa nas bases de dados Web of Science, SCOPUS, MEDLINE/PubMed e LILACS, em setembro de 2020, com a inclusão final de 16 estudos. Identificaram-se jogos desenvolvidos em quatro continentes, com predominância em países de renda alta, sendo os Estados Unidos da América e o Brasil os que mais publicaram. As ferramentas eram, em sua maioria, videogames e jogos digitais, com a adoção de cenários e enredos simulados. Sobre o desenvolvimento, houve preferência pelo modo de construção participativo; alguns, também, passaram por processo de validação. Abordavam diversas áreas da sexualidade humana e demonstravam potencial positivo para uso, com ganhos educacionais e mudança de hábitos, mas os seus resultados precisam ser ponderados. Apenas três jogos tiveram os seus efeitos avaliados por estudos controlados e randomizados.

Palavras-chave:

Sexualidade, Adolescente, Educação em Saúde, Jogos e Brinquedos

Abstract:

This study aims to map ‘serious’ games on adolescent and youth sexuality, published in the past decade. We conducted an integrative review using the Web of Science, SCOPUS, MEDLINE/PubMed and LILACS databases, in September 2020, with the final inclusion of 16 studies. The games werefour continents, mainlydeveloped countries. United States of America and Brazil were the ones that published the most. The games primarily used simulated scenarios and dramatic plots developed through participatory methods, and some were validated by authorities for use. The games addressed several areas of human sexuality and received a positive responseusers. With respect to evaluation, valid designs were little used: outcomes such as educational gains and behavior change were self-reported in pre- post designs. Only three games were evaluated using controlled designs with randomized assignment.

Keywords:

Sexuality, Adolescent, Health Education, Play and Playthings

Conteúdo:

Acessar Revista no Scielo

Outros idiomas:







Como

Citar

Alencar, N. E. S., Pinto, M. A. O., Leite, N. T., Silva, C. M. V.. Serious games para educação sexual de adolescentes e jovens: revisão integrativa de literatura. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2022/abr). [Citado em 22/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/serious-games-para-educacao-sexual-de-adolescentes-e-jovens-revisao-integrativa-de-literatura/18328?id=18328&id=18328

Últimos

Artigos



Realização



Patrocínio