EN PT

Chamadas Públicas



Acidentes e Violências no Brasil e nas Américas: o que mostram os dados e análises epidemiológicas mais recentes?

01/10/2023 | Chamada Pública


Data do início: 01 de outubro de 2023

Data de encerramento: 15 de março de 2024 PRORROGADO.

O envio dos artigos deve ser para o e-mail:

tematicoacidentesviolencias@gmail.com 

Os impactos dos acidentes e violências se fazem sentir em amplos aspectos da maioria das sociedades das Américas. Esses eventos traumáticos afetam a saúde física e mental, provocando adoecimento e morte em expressiva parcela da nossa população, sobretudo entre grupos mais vulnerabilizados devido a sua raça/cor, gênero, identidade sexual, local de moradia, religião, cultura, dentre outros.

O Brasil, é um dos poucos países privilegiados por terem uma política de saúde pública que trata as questões da violência com a complexidade e riqueza das abordagens preventivas e da promoção da saúde, tão essenciais a esse setor como para cada um dos seus níveis da atenção, ao planejarem as ações, as articulações inter e intrasetorial, os fluxos dos pacientes, o atendimento e a reabilitação das vítimas dos acidentes e violências.

Em anos recentes e pós-pandêmicos muito tem sido falado sobre o crescimento da violência doméstica contra crianças, adolescentes, mulheres e pessoas idosas, a ampliação e organização da criminalidade, em parte alavancada pelo maior número de armas nas mãos de civis, de violências contra indígenas, quilombolas, população de rua e violência contra pessoas com deficiência, dentre outros grupos mais vulnerabilizados. Contudo, por outro lado, tem sido alardeada a queda das mortes por homicídio e dos acidentes de trânsito, acompanhadas pelo crescimento dos suicídios e do comportamento suicida (ideação e tentativa).

            O número temático proposto busca apresentar análises da morbimortalidade por acidentes e violências, como:

  1. Agressão e homicídio;
  2. Comportamento suicida (ideação, tentativa e suicídio consumado);
  3. Acidente de transporte;
  4. Queda; 
  5. Envenenamento;
  6. Outros acidentes.

Poderão ser apresentados artigos com análises de séries temporais por sexo, faixa etária, raça/cor e ciclo de vida.

Os dados analisados poderão ser oriundos dos principais sistemas de informações em saúde do Brasil, como SINAN-Net, SIH e SIM. Artigos que utilizem dados de outras bases de instituições brasileiras ou internacionais também serão aceitos, especialmente quando focalizarem grupos vulnerabilizados.

Normas para a publicação na Revista:

Os trabalhos enviados para serem avaliados devem, além de focar uma ou mais linhas temáticas, seguir as orientações e normas para envio de artigos que constam na página Web da Revista Ciência & Saúde Coletiva – www.cienciaesaudecoletiva.com.br. Textos que não atendam a esses dois pré-requisitos não serão avaliados. Os textos deverão ser encaminhados em Word para o e-mail tematicoacidentesviolencias@gmail.com , junto com uma Carta de Apresentação em que as/os autoras/es situem o contexto de sua elaboração, bem como sua inovação e repercussão no âmbito da saúde coletiva.

Data para envio dos artigos: 01 de outubro de 2023 a 15 de março de 2024 PRORROGADO.

O envio dos artigos deve ser para o e-mail: tematicoacidentesviolencias@gmail.com

Proponentes: Edinilsa Ramos de Souza, Liana W. Pinto, Maria Cecília de Souza Minayo e Simone Gonçalves de Assis







Realização



Patrocínio