“Trilhas da Promoção e da Atenção à Saúde”
TERMO DE REFERÊNCIA – REVISTA CIÊNCIA E SAÚDE COLETIVA
Trilhas da Promoção e da Atenção à Saúde
O fortalecimento do ecossistema da ciência e da inovação em saúde passa, necessariamente, por espaços e oportunidades de fomento, geração e difusão de pesquisas. Imbuída por este entendimento, a Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF), arranjo interinstucional, constituída em 2009, que agrega instituições de ensino superior e técnico, secretarias de saúde e de ciência e tecnologia, situadas no Norte e Nordeste brasileiro, a partir de seu Programa de Pós-graduação em Saúde da Família (PPGSF), em parceria com o expoente periódico na área de concentração do programa – Saúde Coletiva –, a Revista Ciência e Saúde Coletiva, vem, a público, apresentar chamada pública para o número temático: “Trilhas da Promoção e da Atenção à Saúde”.
O Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (PPGSF) já formou 400 mestres. Atualmente 170 mestrandos e 30 doutorandos encontram-se em formação. Dispõe de um corpo docente constituído por 140 docentes-pesquisadores. O PPGSF é pioneiro na modalidade de formação profissional stricto sensu para atuação no SUS. Tem como orientação pedagógica o reconhecimento dos serviços de saúde como cenários vivos produtores de conhecimento e como compromisso ético político o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias socialmente comprometidas que apresentem potencial contributivo para ampliação do corpus teórico e transformação de práticas em saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
É com esta intencionalidade de religação entre saber e fazer, buscando pôr lentes para temáticas afins à Promoção e Atenção à Saúde que este número temático intitulado as “Trilhas da Promoção e da Atenção à Saúde” visa apresentar à comunidade acadêmica, gestores, tomadores de decisões, trabalhadores e à sociedade, pesquisas realizadas com diferentes desenhos metodológicos, subsidiadas por distintos referenciais teóricos, mas, fundamentalmente, calcadas em problemas sentidos, percebidos ou referidos pelo SUS no escopo de seu compromisso de promover saúde para todos os brasileiros e ofertar atenção integral aos que necessitarem.
A alusão a trilhas para expressar as produções de mestrandos, doutorandos, docentes e pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Saúde da Família da RENASF sobre Promoção da Saúde e Atenção à Saúde é uma analogia ao que o termo “trilhas” expressa. As trilhas nos permitem explorar o desconhecido, o duvidoso, o incerto; nos conduz a um lugar, muitas vezes desconhecido. O termo “trilhas” também tem sido usado no campo educacional. As trilhas de aprendizagem anunciam um percurso sistemático e multimodal de unidades, com diferentes traçados, mas fundamental para o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que integra diferentes abordagens, possibilitando aprendizagem mais eficaz. Assim é a pesquisa.
Ressalta-se que o eixo central de “Trilhas da Promoção e da Atenção à Saúde” apoia-se na ideia-força de saúde enquanto direito inalienável, na promoção da saúde enquanto fim maior das políticas que se traduzem na atuação sobre os processos de determinação da saúde e na atenção à saúde como modos de organização do sistema de saúde e de suas práticas, expressos em políticas, programas e serviços com vistas a materialização dos princípios e diretrizes do SUS.
Desse modo, os artigos para este número temático deverão abarcar temas organicamente relacionados à Promoção da Saúde e à Atenção à Saúde no contexto da Atenção Primária à Saúde, que corroborem para melhor análise das questões originárias e apresentem potencial contributivo para o avanço da promoção da saúde nos territórios e qualificação da Estratégia Saúde da Família.
Disponível em:
Orientações gerais:
Esta chamada se destina a artigos inéditos sobre a temática referida neste Termo de Referência, devendo ser todos os artigos frutos de pesquisa empírica.
Prazo de submissão: dezembro de 2021 a 30 de outubro de 2022
Para submissão os autores enviarão os artigos para o seguinte e-mail:
renasf.cienciaesaudecoletiva@gmail.com
Os autores devem seguir as instruções para autores da RCSC disponíveis no link: https://www.scielo.br/revistas/csc/pinstruc.htm. Para submissão do artigo os autores devem enviar dois arquivos do mesmo manuscrito em formato Word ao seguinte e-mail: renasf.cienciaesaudecoletiva@gmail.com
Um dos manuscritos deve conter dados de identificação dos autores, segundo normas da revista, e outro deve omitir dados de autoria ou outras informações que possam identificar os autores.
Coordenação Geral do Número Temático:
Maria Socorro de Araújo Dias (UVA/RENASF)
Editores Associados:
Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes Pessoa (UFPB/RENASF)
Fabiane do Amaral Gubert (UFC/RENASF)
Anya Pimentel Gomes Fernandes Vieira Meyer (FIOCRUZ-CE/RENASF)
Maristela Inês Osawa Vasconcelos (UVA/RENASF)