EN PT


0221/2023 - Adaptação cultural e validação para o Brasil do Quality of Life School Questionnaire (QoLS) para análise da qualidade de vida na escola
Cross-cultural adaptation and validation of the Quality of Life in School (QoLS) Questionnaire into Brazilian Portuguese

Author:

• Carina Raffs Leite - Leite, C.R - <carinaraffs@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7287-9750

Co-author(s):

• Rubian Diego Andrade - Andrade, R.D - <rubiandiego@gmail.com> +
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0338-230X
• Luciane Sanchotene Etchepare Daronco - Daronco, L.S.E - <lusanchotene@ufsm.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9726-5982
• Érico Pereira Gomes Felden - Felden, E.P.G - <ericofelden@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6924-122X


Abstract:

A escola é fundamental para o desenvolvimento das sociedades e o cuidado com o estudante faz parte do processo educativo. As discussões em saúde coletiva permitiram a ampliação da visão do conceito de qualidade de vida considerando diferentes espaços sociais e indicadores. Assim, o objetivo deste estudo foi a avaliação de algumas propriedades psicométricas do questionário de qualidade de vida na escola para o português brasileiro (QoLS-BR) em alunos do ensino fundamental. Foram realizados os processos de tradução, avaliação do conteúdo, grupo focal e Análise Fatorial Confirmatória (AFC). A análise de reprodutibilidade foi realizada por meio da aplicação do QoLS-BR em amostra de 30 estudantes. Para a análise de Consistência Interna e AFC, a amostra foi de 434 estudantes, com média de idade de 12,31 anos. Os resultados revelaram altos índices de clareza de linguagem, pertinência prática, relevância teórica, altos índices de consistência interna e de reprodutibilidade. Na AFC não foram necessários ajustes no modelo do QoLS com quatro fatores (RMSEA = 0,065; TLI = 0,959; CFI = 0,962; SRMR = 0,080) indicando que os índices estavam adequados. Assim, o QoLS-BR possui indicadores psicométricos adequados para investigação do construto qualidade de vida na escola.

Keywords:

Qualidade de vida, escolares, psicometria

Content:

Access Issue in Scielo

Other languages:







How to

Cite

Leite, C.R, Andrade, R.D, Daronco, L.S.E, Felden, E.P.G. Adaptação cultural e validação para o Brasil do Quality of Life School Questionnaire (QoLS) para análise da qualidade de vida na escola. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2023/Aug). [Citado em 19/09/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/en/articles/adaptacao-cultural-e-validacao-para-o-brasil-do-quality-of-life-school-questionnaire-qols-para-analise-da-qualidade-de-vida-na-escola/18847?id=18847



Execution



Sponsors