1031/2012 - Analysis of buying decision by drugs considering there is substitute products: a study in the city of Belo Horizonte Análise da decisão de compra de medicamentos frente a existência de produtos substitutos: um estudo no município de Belo Horizonte
• Caissa Veloso e Sousa - Sousa, C. V. - Belo Horizonte, MG - Faculdade Novos Horizontes - <caissaveloso@yahoo.com.br>
Co-author(s):
• José Marcos Carvalho de Mesquita - Mesquita, J. M. C. - Universidade FUMEC - <jose.mesquita@fumec.br> • José Edson Lara - Lara, J.E. - Faculdade Pedro Leopoldo - <jedson2010@hotmail.br>
Thematic Area:
Assistência Farmacêutica
Abstract:
The goal of the work is to identify the factors that influence the consumer‘s decision when buying medicine. Prior to the Generics Bill (Lei dos Genéricos), consumers had at their disposal two ways for purchasing the product in the private market: a reference drug and a similar one. In August 1999, a third possibility became available, namely generic drugs. The latter was part of a public policy which was intended to widen access to medication by the general population at more accessible costs whilst still keeping the same quality as the reference drug, as ensured by bioequivalence tests from ANVISA. Nevertheless, a question rises as to whether a given consumer knows the difference between generic, similar and reference drugs, especially when taking into account the moment of the purchase. In order to fulfill the proposed goal, a survey was undertaken with 403 residents of Belo Horizonte, Brazil. The gathered data was tabularized and analyzed by using factor analysis and crosstab. According to the results, there is a strong pre-disposition from consumers to accept the suggestions of the pharmacists and/or salesman and a considerable portion of the population - although aware of the existence of generic medication - is confused when it comes to practical issues regarding governance and correct identification at the time of purchase.
Análise da decisão de compra de medicamentos frente a existência de produtos substitutos: um estudo no município de Belo Horizonte
Abstract(resumo):
O estudo tem como objetivo identificar e analisar os fatores que influenciam a tomada de decisão do consumidor na compra de um medicamento. Antes da implementação da Lei dos Genéricos, os consumidores desfrutavam de duas opções para aquisição do produto no mercado privado: os medicamentos de referência e os similares. Em agosto de 1999, uma terceira possibilidade se mostrou disponível, os medicamentos genéricos. Essa última é entendida como uma política pública com o objetivo de ampliar o acesso à medicação para a população, com custos mais acessíveis, mantendo-se a mesma qualidade do medicamento de referência, assegurados por testes de bioequivalência atestados pela ANVISA. Não obstante, gerou-se a dúvida se este consumidor potencial sabe quais são as diferenças entre um medicamento genérico, similar ou de referência, em especial se considerado o momento da compra. Para atender aos objetivos estabelecidos foi realizada pesquisa de abordagem quantitativa com 403 potenciais consumidores de medicamentos, residentes na cidade de Belo Horizonte. Os dados colhidos foram tabulados e analisados de acordo com a técnica de análise fatorial e tabulação cruzada. Os resultados encontrados permitem inferir que existe forte disposição dos consumidores em aceitar as sugestões dos farmacêuticos/balconistas e parcela importante da população se confunde no momento da compra.
Keywords(palavra-chave):
medicamentos genéricos
consumidor de medicamentos
tomada de decisão
Sousa, C. V., Mesquita, J. M. C., Lara, J.E.. Analysis of buying decision by drugs considering there is substitute products: a study in the city of Belo Horizonte. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2012/Sep). [Citado em 21/01/2025].
Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/en/articles/analysis-of-buying-decision-by-drugs-considering-there-is-substitute-products-a-study-in-the-city-of-belo-horizonte/11280?id=11280