0231/2023 - Associação entre ambiente para atividade física em escolas públicas e obesidade infantil: um olhar à luz de sistemas complexos Association between the environment for physical activity in public schools and childhood obesity: a view in the light of complex systems
Objetivo: analisar a relação entre ambiente de atividade física (AF) nas escolas, sexo, idade e obesidade em crianças, usando uma abordagem de rede. Métodos: Trata-se de um estudo transversal com 1.200 crianças (8,1 ± 1,0 anos) de oito escolas públicas do mesmo município. Peso e estatura foram avaliadas para cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e classificadas como peso saudável ou sobrepeso. Para avaliar o ambiente de AF na escola, foi aplicado um questionário por meio de entrevista com o gestor da escola. A associação entre o ambiente de AF na escola e a obesidade foi testada por meio Análise de Redes realizada no software Jasp. Resultados: foram observadas associações positivas entre o IMC e as aulas de Educação Física (0,847), professor de educação física (0,349), duração do intervalo (0,564) e quadra poliesportiva (0,662). Associações negativas foram observadas com sexo (-0,212), idade (-0,387), AF extracurricular (-0,492) e playground (-0,557). Adicionalmente, os indicadores de centralidade destacaram a AF extracurricular (1,789) como a variável com o maior valor de intermediação, e o IMC com o maior valor de proximidade (2,239) e força (1,230). Conclusão: A AF extracurricular e a presença de playgrounds no ambiente escolar estão associadas a um peso mais saudável em crianças de baixa renda.
Association between the environment for physical activity in public schools and childhood obesity: a view in the light of complex systems
Abstract(resumo):
Objective: to analyse the relationship between physical activity (PA) environment at schools, sex, age, and obesity in children, using a network approach. Methods: This is a cross-sectional study, with 1.200 children (8.1 ± 1.0 years old)eight public schools in the same municipality. Weight and height measurements were assessed to calculate the Body Mass Index (BMI) and classified as healthier weight or overweight. To assess the PA environment at school, a interview with the school´s manager was conducted. The association between the PA environment at school and obesity was tested using a Network Analysis performed on the Jasp software. Results: positive associations between BMI and Physical Education classes (0.847), physical education teacher (0.349), break duration (0.564), and indoor sports court (0.662) were observed. Negative associations were seen with sex (-0.212) age (- 0.387), extracurricular PA (-0.492), and playground (-0.557). Additionally, the centrality indicators highlighted extracurricular PA (1.789) as the variables with the highest betweenness values, and BMI with the highest closeness (2.239) and strength (1.230) values. Conclusion: Extracurricular PA and the presence of playgrounds in school´s environment are associated with healthier weight in low-income children.
Souza Filho, A.N, Bezerra, T.A, Bandeira, P.F.R, Cabral, L.G, Brito, A., Guerra, P.H, Martins, C.M.L, Carvalho, F.O. Associação entre ambiente para atividade física em escolas públicas e obesidade infantil: um olhar à luz de sistemas complexos. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2023/Aug). [Citado em 05/11/2024].
Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/en/articles/associacao-entre-ambiente-para-atividade-fisica-em-escolas-publicas-e-obesidade-infantil-um-olhar-a-luz-de-sistemas-complexos/18857?id=18857