EN PT


0162/2024 - Associação entre desenvolvimento precoce infantil e brincadeiras e leitura compartilhados
Association between early childhood development and shared play and reading

Author:

• Shamyr Sulyvan Castro - Castro, S.S - <castross@ufc.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2661-7899

Co-author(s):

• Márcia Maria Tavares Machado - Machado, M. M. T. - <marciamachadoufc@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0149-5792
• Simone Farías-Antúnez - Farías-Antúnez, S..+-/ - <simonefarias47@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1546-4217
• Anyelle Barroso Saldanha - Saldanha, AB - <anyellesaldanha@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0567-2741
• Sophia Costa Vasconcelos - Vasconcelos, S. C. - <sophia.costa@alu.ufc.br>
• Yuri Costa Valemtin Carneiro - Carneiro, Y. C. V. - <yurivalentimcg@alu.ufc.br>
• Luciano Correia - Correia, L. - <correialuciano@hotmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8948-8660
• Márcia Caldas de Castro - Castro, M. C. - <mcastro@hsph.harvard.edu>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4606-2795


Abstract:

Os impactos da interação entre pais e família em domínios do desenvolvimento da primeira infância para além do desenvolvimento da linguagem permanecem incertos. Investigamos a associação entre a interação parental/familiar (através de leitura/brincadeiras compartilhadas) e o desenvolvimento da primeira infância aos 2 anos de idade. Utilizamos dados da 4ª onda de uma coorte que acompanha mães e bebês nascidos entre julho e agosto de 2020, denominada IRACEMA-Covid. As informações sobre a interação parental/familiar foram autorreferidas e os domínios do desenvolvimento infantil foram medidos pelo Caregiver Reported Early Development Instrument (CREDI). A estatística descritiva foi realizada por meio de medidas de dispersão (médias e desvios padrão). As análises inferenciais foram conduzidas utilizando x2, Kruskal-Wallis e modelos de regressão linear bruto e ajustado. A interação família/pais, representada pelo brincar/ler em conjunto, está associada a um melhor desenvolvimento não só da linguagem (0,81), medido pelo CREDI, mas também da cognição (0,62), motora (0,69), socioemocional (0,80) e domínios gerais (0,75). Os resultados sugerem que seria benéfico promover a brincadeira e a leitura compartilhadas em programas de intervenção infantil.

Keywords:

desenvolvimento infantil; Família; Leitura; Brincadeira

Content:

Access Issue in Scielo

Other languages:







How to

Cite

Castro, S.S, Machado, M. M. T., Farías-Antúnez, S..+-/, Saldanha, AB, Vasconcelos, S. C., Carneiro, Y. C. V., Correia, L., Castro, M. C.. Associação entre desenvolvimento precoce infantil e brincadeiras e leitura compartilhados. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2024/Apr). [Citado em 08/06/2025]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/en/articles/associacao-entre-desenvolvimento-precoce-infantil-e-brincadeiras-e-leitura-compartilhados/19210?id=19210&id=19210



Execution



Sponsors