0162/2024 - Associação entre desenvolvimento precoce infantil e brincadeiras e leitura compartilhados Association between early childhood development and shared play and reading
Os impactos da interação entre pais e família em domínios do desenvolvimento da primeira infância para além do desenvolvimento da linguagem permanecem incertos. Investigamos a associação entre a interação parental/familiar (através de leitura/brincadeiras compartilhadas) e o desenvolvimento da primeira infância aos 2 anos de idade. Utilizamos dados da 4ª onda de uma coorte que acompanha mães e bebês nascidos entre julho e agosto de 2020, denominada IRACEMA-Covid. As informações sobre a interação parental/familiar foram autorreferidas e os domínios do desenvolvimento infantil foram medidos pelo Caregiver Reported Early Development Instrument (CREDI). A estatística descritiva foi realizada por meio de medidas de dispersão (médias e desvios padrão). As análises inferenciais foram conduzidas utilizando x2, Kruskal-Wallis e modelos de regressão linear bruto e ajustado. A interação família/pais, representada pelo brincar/ler em conjunto, está associada a um melhor desenvolvimento não só da linguagem (0,81), medido pelo CREDI, mas também da cognição (0,62), motora (0,69), socioemocional (0,80) e domínios gerais (0,75). Os resultados sugerem que seria benéfico promover a brincadeira e a leitura compartilhadas em programas de intervenção infantil.
Keywords:
desenvolvimento infantil; Família; Leitura; Brincadeira
Association between early childhood development and shared play and reading
Abstract(resumo):
The impact of shared parental/family interaction on domains of early childhood development beyond language is unclear. We investigate the association between parental/family interaction (through shared reading/playing) and early childhood development at age 2. We used datathe 4th wave of a cohort following mothers and babies born between July and August 2020, named IRACEMA-Covid. Information on parental/family interaction was self-reported, and domains of child development were measured using the Caregiver Reported Early Development Instrument (CREDI). Descriptive statistics were performed using means and standard deviations. Inferential analyses were conducted using x2, Kruskal-Wallis, and crude and adjusted linear regression models. Family/parental interaction, as represented by playing/reading together, was associated with better development not only in language (0.81), as measured by CREDI, but also in cognition (0.62), motor (0.69), socio-emotional (0.80), and overall (0.75) domains. The results suggest that promoting shared play and reading in child intervention programs would be beneficial.
Castro, S.S, Machado, M. M. T., Farías-Antúnez, S..+-/, Saldanha, AB, Vasconcelos, S. C., Carneiro, Y. C. V., Correia, L., Castro, M. C.. Associação entre desenvolvimento precoce infantil e brincadeiras e leitura compartilhados. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2024/Apr). [Citado em 08/06/2025].
Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/en/articles/associacao-entre-desenvolvimento-precoce-infantil-e-brincadeiras-e-leitura-compartilhados/19210?id=19210&id=19210