The articleanalyzethedegreeofimplementationofbestpractices in birthcare in Braziland its macroregionsusing a evaluativematrixbasedontheStork Network guidelines. All 606 hospitalspublic and mixedin macroregionswith a Stork Network action plan in 2015 were eligible forevaluation. Threedifferent data collectionmethodswereused: facetoface interview with managers, healthprofessionals and puerperal women; documentanalysis; and on-siteobservation. ThematrixwascomposedrelatedtothefiveStorkNetwork´sguidelines.Tojudgethesuitabilityoftheimplantation, thefollowingparameterswereused: adequate; partiallyadequateandnotadequate.Maternityhospitals performance wasrated as partiallyadequate for allguidelinesexcept for theambianceofcare, thatwasrated as inadequate. Hugevariationonthedegreeofimplementationwasobservedamongregionsindicatingdifferentimplementationstages. The South andSoutheastregionspresented a privilegedsituationregardingthedegreeofimplementationofmostoftheitemsanalyzed.The resultsindicatetheneedtoroutinelyevaluatetheStork Network \'s actionstoallowbased-informed policies andregulations in maternitycare.
Keywords:
maternities, Unified Health System, heal the valuation, best practices, Stork Network
Atenção ao Parto e Nascimento em Maternidades da Rede Cegonha: Avaliação do grau de implantação das ações
Abstract(resumo):
O artigo analisa o grau de implantação das Boas Práticas de Atenção ao Parto e Nascimento conforme preconizado pela Rede Cegonha (RC) a partir da configuração de uma matriz de julgamento para o Brasil e grandes regiões. Foram elegíveis para a avaliação todos os 606 hospitais públicos e mistosdas regiões de saúde que dispunham de plano de ação da RC em 2015. Foram utilizados três diferentes métodos de coleta de dados: entrevista pessoal com gestores, profissionais de saúde e puérperas; análise documental; e observação in loco. A matrizfoi composta com as cinco diretrizes da RC.Para julgamento da adequação da implantação, foi utilizado como parâmetro: adequado; parcialmente adequado e não adequado.Todas as diretrizes foram avaliadas como parcialmente adequada, exceto a ambiência que foi não adequado. A atenção ao parto e nascimento encontra-se em estágios diferenciados de implantação com variações entre as grandes regiões.As regiões Sul e Sudeste, apresentaram situação privilegiada quanto ao grau de implantação da maioria dos itens analisados. Os resultados evidenciam que a avaliação das ações da RC deve fazer parte do alicerce de informações empregadas no direcionamento de políticas e regulamentação na atenção hospitalar ao parto e nascimento.
Keywords(palavra-chave):
maternidades, Sistema Único de Saúde, avaliação em saúde, boas práticas, Rede Cegonha
Bittencourt, S.D.A, Vilela, M.E.A, Oliveira, M.C, Santos, A.M, Silva, C.K.R.T, Domingues, R., Reis, A.C, Santos, G.L. Atenção ao Parto e Nascimento em Maternidades da Rede Cegonha: Avaliação do grau de implantação das ações. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2020/Jul). [Citado em 27/12/2024].
Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/en/articles/atencao-ao-parto-e-nascimento-em-maternidades-da-rede-cegonha-avaliacao-do-grau-de-implantacao-das-acoes/17663?id=17663