0254/2024 - Busca por informações sobre alimentação e nutrição e suas intersecções com o comportamento alimentar e imagem corporal Search for information on food and nutrition and its intersections with eating behavior and body image
Este estudo quantitativo associou a busca por informações sobre alimentação e nutrição com a imagem corporal e o comportamento alimentar em homens e mulheres. Para isso, foi realizada uma pesquisa online divulgada nas redes sociais e por e-mail entre dezembro de 2021 e março de 2022 com 518 adultos. A pesquisa incluiu perguntas demográficas, comportamento de busca de informação, influência da mídia, comportamento alimentar e imagem corporal. Elas foram analisadas por meio de ANOVAs de duas vias e de análise de caminhos. A maioria dos participantes eram mulheres, brancas, heterossexuais e solteiras, com idade média de 31 anos, e o índice de massa corporal (IMC) de 25,9 kg/m². A maioria dos participantes buscavam informações sobre alimentação e nutrição (81,7%; n=423) e utilizavam o Google® como sua principal fonte (45,2%; n=191). A análise de caminhos revelou que a busca por informações sobre alimentação e nutrição online está positivamente associada à satisfação com a aparência, IMC, pressão da mídia e tempo gasto nas redes sociais. Por outro lado, ela estava associada negativamente à satisfação e investimento na aparência. Pesquisar sobre alimentação e nutrição online pode influenciar significativamente como as pessoas comem e percebem seus corpos.
Keywords:
Nutrição, Dieta e Alimentação. Comportamento de Busca de Informação. Comportamento alimentar. Imagem corporal.
Search for information on food and nutrition and its intersections with eating behavior and body image
Abstract(resumo):
This quantitative study associated the search for information about food and nutrition with body image and eating behavior in men and women. An online survey was conductedDecember 2021 to March 2022, with 518 adults participating via social media and email invites. The survey included demographic questions, information-seeking behavior, beauty ideals, media influence, body satisfaction, investment in appearance, and disordered eating. Two-way ANOVAs and Path analysis were used. Most participants were women, white, heterosexual, and single, with an average age of 31 years and body mass index (BMI) of 25.9 kg/m². Most participants looked up information about food and nutrition (81.7%; n = 423) and used Google® as their primary source (45.2%; n = 191). Path analysis revealed that searching for information is positively associated with satisfaction with appearance, BMI, media pressure, and time spent on social networks. Conversely, there is a negative relationship between satisfaction with appearance and seeking information and between investment in appearance and searching for such information. These data demonstrate that searching for information about food and nutrition on the internet can significantly influence several aspects of eating behavior and body image.
Keywords(palavra-chave):
Diet, Food, and Nutrition. Information Seeking Behavior. Eating Behavior. Body Image.
Avelar, K. P. S, Laus, F.L. Busca por informações sobre alimentação e nutrição e suas intersecções com o comportamento alimentar e imagem corporal. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2024/Jun). [Citado em 05/12/2025].
Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/en/articles/busca-por-informacoes-sobre-alimentacao-e-nutricao-e-suas-interseccoes-com-o-comportamento-alimentar-e-imagem-corporal/19302