0082/2022 - Clinical Judgment and Decision-Making of the Undergraduate Nursing Students O Julgamento Clínico e a Tomada de Decisão nos Estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem
Clinical judgment and decision-making are essential competencies in nursing, emerging as expanding learning areas of nursing education. Aiming to characterize the types of clinical judgment and decision-making adopted by nursing students in clinical education, we designed a qualitative, exploratory and descriptive study, with data collection obtained through documental analysis of nursing student´s reflective journals, in clinical education settings. Data analysis was performed according to Bardin using the webQDA software®. Thirty-four students participated in the study, while attending the Clinical Learning Curricular Unit: Caring for Clients with Increased Vulnerability and Families in Transition, producing a total of 40 reflective journals. Of the 248 identified registration units, we highlight the Evaluation Decision-Making with 45 registration units and the Intervention Decision-Making, with 55 registration units. It is concluded that student´s reflections in the context of clinical teaching, are mainly about the assessment of the care situation and the decision-making related to the action. This study is intended to guide the learning of these competencies in nursing education.
O Julgamento Clínico e a Tomada de Decisão nos Estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem
Abstract(resumo):
O julgamento clínico e a tomada de decisão são competências fundamentais em enfermagem, cujas aprendizagens vêm emergindo como áreas crescentes da formação em enfermagem. Com o objetivo de caraterizar os tipos de julgamento clínico e de tomada de decisão dos estudantes de enfermagem em ensino clínico, optou-se por um estudo de natureza qualitativa, de caracter exploratório e descritivo, com recolha de dados efetuada através de análise documental dos jornais de aprendizagem elaborados pelos estudantes enfermagem, em ensino clínico. A análise dos dados foi realizada segundo Bardin através do software webQDA®. Participaram no estudo 34 estudantes a frequentarem a Unidade Curricular de Ensino Clínico Cuidar de Clientes com Vulnerabilidade Acrescida e Famílias em Transição que elaboram um total de 40 jornais de aprendizagem. Das 248 unidades de registo identificadas, destacam-se o Julgamento Avaliativo com 45 unidades de registo e a Decisão de Intervenção com 55 unidades de registo. Conclui-se que os estudantes nas suas reflexões em contexto de ensino clínico destacaram a avaliação da situação de cuidados e ainda a tomada de decisões relacionadas com o agir. Pretende-se que este estudo oriente a aprendizagem destas competências na formação em enfermagem.
Keywords(palavra-chave):
Estudantes de Enfermagem, Ensino Clínico, Tomada de Decisão, Estudo Qualitativo, Educação em Enfermagem.
Marques, F. M., Pinheiro, M. J., Alves, P. V.. Clinical Judgment and Decision-Making of the Undergraduate Nursing Students. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2022/May). [Citado em 21/01/2025].
Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/en/articles/clinical-judgment-and-decisionmaking-of-the-undergraduate-nursing-students/18338?id=18338