Abstract(resumo):
Diversas complicações de saúde têm sido evidenciadas entre professores e há pouca informação sobre os hábitos de estilo de vida desses indivíduos. O objetivo deste trabalho foi investigar a condição de saúde, estilo de vida e as características de trabalho dos professores municipais de Bagé/RS. Realizou-se um estudo transversal com 414 professores através de questionários padronizados auto-aplicáveis. Utilizou-se analise descritiva e bivariada dos dados. O grupo de docentes caracterizou-se como feminino (96,1%) e de meia idade (média=40,1±9,4 anos). O tempo de docência foi de 12,4±9,5 anos, apresentaram alta escolaridade (59,0% pós-graduado), carga de trabalho elevada (média=31,7±10,5 h/sem) e 38,0% apresentou absenteísmo. A percepção de saúde foi boa para 38,5%. Foram fisicamente ativos (65,2%), com excesso de peso (32,3% sobrepeso e 14,4% obesos), baixo consumo de frutas e verduras (79,6%), nível médio de estresse de 14,9±6,6 pontos e 20,3% relataram hipertensão arterial. A percepção de saúde esteve associada com o tempo de docência, absenteísmo, atividade física, número de refeições, nível de estresse e hipertensão arterial. A prevalência de professores que avaliaram sua saúde negativamente foi baixa, entretanto, foram identificados comprometimentos em alguns aspectos do estilo de vida que podem prejudicar a saúde desses indivíduos.
Keywords(palavra-chave):
Professor
Saúde
Estilo de vida
Access Issue in Scielo