0001/2020 - Estrutura familiar, fatores sociodemográficos e tipo de serviço odontológico associados ao alfabetismo em saúde bucal no início da adolescência. Family structure, sociodemographic factors and type of dental service associated with oral health literacy in the early adolescence.
The aim of this study was to evaluate associations between oral health literacy and family, sociodemographic and dental service characteristics in early adolescents. A cross-sectional study was conducted with 740 schoolchildren. The following variables were investigated using validated questionnaires: oral health literary (BREALD-30), sociodemographic characteristics, type of dental service and family functioning (FACES III). Associations were tested using robust Poisson regression analysis (α = 5%). Higher oral health literacy was associated with the female sex (RR= 1.09; 95% CI: 1.03-1.14), connected type of family cohesion (RR= 1.12; 95% CI: 1.05-1.20), rigid (RR= 1.14; 95% CI: 1.04-1.25) and structured (RR= 1.11; 95% CI: 1.04-1.20) types of family adaptability, more than eight years of mother’s schooling (RR= 1.16; 95% CI: 1.10-1.22), age of caregiver more than 38 years (RR= 1.07; 95% CI: 1.02-1.13) and the use of private dental services (RR= 1.06; 95% CI: 1.01-1.12). The level of oral health literacy in early adolescents was associated with sex, family structure, mother’s schooling, caregiver’s age and type of dental service used.
Keywords:
Oral Health. Health literacy. Adolescent health. Adolescent. Family relations.
Family structure, sociodemographic factors and type of dental service associated with oral health literacy in the early adolescence.
Abstract(resumo):
Este estudo avaliou a associação de fatores sociodemográficos, familiares e do tipo de serviço odontológico utilizado ao alfabetismo em saúde bucal em pré-adolescentes. Trata-se de um estudo transversal com 740 escolares. Foram avaliados o alfabetismo em saúde bucal (BREALD-30), fatores sociodemográficos, tipo de serviço odontológico e funcionalidade familiar (FACES III) por meio de questionários validados. A associação entre as variáveis foi avaliada por meio de regressão de Poisson robusta (? = 5%). Um maior alfabetismo em saúde bucal foi associado ao sexo feminino (RR= 1.09; IC 95%: 1.03-1.14), coesão familiar do tipo conectada (RR= 1.12; IC 95%: 1.05-1.20), adaptabilidade familiar dos tipos rígida (RR= 1.14; IC 95%: 1.04-1.25) e estruturada (RR= 1.11; IC 95%: 1.04-1.20), escolaridade materna superior a oito anos de estudo (RR= 1.16; IC 95%: 1.10-1.22), idade do responsável superior a 38 anos (RR= 1.07; IC 95%: 1.02-1.13) e uso de serviços odontológicos privados (RR= 1.06; IC 95%: 1.01-1.12). O nível de alfabetismo em pré-adolescentes foi associado ao sexo, estrutura familiar, idade e escolaridade do responsável e tipo de serviço odontológico utilizado.
Keywords(palavra-chave):
Saúde bucal. Alfabetização em saúde. Saúde do adolescente. Adolescentes. Relações familiares.
Lopes, R.T, Neves, E.T.B, Gomes, M.C, Paiva, S. M., Ferreira, F.M, Granville-Garcia, A. F.. Estrutura familiar, fatores sociodemográficos e tipo de serviço odontológico associados ao alfabetismo em saúde bucal no início da adolescência.. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2020/Jan). [Citado em 22/01/2025].
Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/en/articles/estrutura-familiar-fatores-sociodemograficos-e-tipo-de-servico-odontologico-associados-ao-alfabetismo-em-saude-bucal-no-inicio-da-adolescencia/17483?id=17483&id=17483