EN PT


0021/2025 - Manter vivas as minhas tradições: estratégia de resiliência de mulheres indígenas que vivem e estudam em Medellín.
Keeping My Traditions Alive: Resilience Strategies of Indigenous Women Living and Studying in Medellín.

Author:

• Cierra Clara Saynoh Moore - Moore, C.C.S - <ccmoore@alumni.princeton.edu>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9225-0645

Co-author(s):

• Isabel Cristina Posada Zapata - Zapata, I.C.P - <isabel.posada@udea.edu.co>
ORCID: http://orcid.org/0000-0003-4953-6490
• Jennifer Marcela López Ríos - Ríos, J.M.L - <jennifer.lopez@udea.edu.co>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3629-9377
• Isabel Cristina Orozco Giraldo - Giraldo, I.C.O - <icristina.orozco@udea.edu.co>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2676-045X


Abstract:

O objetivo desta investigação foi compreender os significados e práticas de resiliência construídos por mulheres indígenas que vivem e estudam em Medellín. Empregou-se uma metodologia qualitativa, utilizando ferramentas analíticas da Grounded Theory e do Photovoice. Para a proteção dos participantes, foram tidas em conta as considerações éticas de Wang e Redwood-Jones1. Além disso, foi considerada uma definição de resiliência baseada na intersecção de várias lentes; através de uma lente individual versus comunitária, através da lente de Medellín e da sua história de transformação, através de uma lente indígena e, finalmente, através de uma lente feminista. Entre os resultados, destaca-se que as mulheres resgatam e mantêm as suas práticas tradicionais e o enraizamento da sua cultura vivendo na cidade, como estratégia de resiliência, através do contacto com a natureza; da tecelagem; da pintura corporal; da ligação com o fogo; da plantação de alimentos; do fumo; e da participação em actividades de grupo.

Keywords:

mulheres indígenas; Colômbia; estudante universitária; photovoice; resiliência.

Content:

Manter vivas as minhas tradições: estratégia de resiliência de mulheres indígenas que vivem e estudam em Medellín.


Other languages:







How to

Cite

Moore, C.C.S, Zapata, I.C.P, Ríos, J.M.L, Giraldo, I.C.O. Manter vivas as minhas tradições: estratégia de resiliência de mulheres indígenas que vivem e estudam em Medellín.. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2025/Jan). [Citado em 06/04/2025]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/en/articles/manter-vivas-as-minhas-tradicoes-estrategia-de-resiliencia-de-mulheres-indigenas-que-vivem-e-estudam-em-medellin/19497



Execution



Sponsors