EN PT


0420/2016 - Resolutividade do serviço odontológico no Sistema Único de Saúde: a percepção de usuários de um município paulista
Case–resolving capacity of dental care of the Unified Health System: the perception of users in a São Paulo State city

Author:

• Arinilson Moreira Chaves Lima - Lima, A.M.C. - Limoeiro do Norte, CE - Faculdade de Odontologia de Araçatuba - (FOA/UNESP), Odontologia Infantil e Social - <arinilsonchaves@hotmail.com>

Co-author(s):

• Suzely Adas Saliba Moimaz - Moimaz, S.A.S - Faculdade de Odontologia de Araçatuba - Universidade Estadual Paulista, Odontologia Infantil e Social - <sassaliba@foa.unesp.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4949-529X
• Nemre Adas Saliba - Saliba, N.A. - Faculdade de Odontologia de Araçatuba - Universidade Estadual Paulista, Odontologia Infantil e Social - <nemre@foa.unesp.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9608-1631
• José Eduardo Corrente - Corrente, J. E. - Instituto de Biociências de Botucatu - Universidade Estadual Paulista, Departamento de Bioestatística - <jose.corrente@unesp.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5478-4996
• Cléa Adas Saliba Garbin - Garbin, CAS - Araçatuba, SP - Faculdade de Odontologia de Araçatuba - Universidade Estadual Paulista, Odontologia Infantil e Social - <cgarbin@foa.unesp.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5069-8812

Thematic Area:

Saúde Bucal

Abstract:

O objetivo nesse estudo foi conhecer a percepção do usuário sobre a resolutividade do serviço odontológico no Sistema Único de Saúde, e analisar as associações entre resolutividade e características sociodemográficas e de acesso ao serviço. Tratou-se de uma pesquisa transversal com abordagem quantitativa, na qual 461 usuários responderam a entrevistas individuais. A variável desfecho foi a resolutividade do serviço odontológico, obtida através da seguinte pergunta: “Em sua opinião, o dentista desta unidade de saúde está conseguindo resolver todos os seus problemas de saúde bucal? (sim/não)”. As variáveis independentes foram agrupadas em: sociodemográficas, e de acesso ao serviço. A maioria dos participantes (73,3%) relatou que seus problemas de saúde bucal estavam sendo resolvidos. Por meio da regressão de Poisson, observou-se que a falta de resolutividade esteve associada a não considerar o horário de trabalho do cirurgião-dentista conveniente; à grande demora para conseguir realizar o agendamento para a unidade de saúde; e ao tempo na sala de espera ser muito demorado. Os resultados revelaram a percepção positiva que o usuário teve sobre a resolutividade do serviço público odontológico, e a relação existente entre o acesso ao serviço e a capacidade resolutiva referida.

Keywords:

Assistência odontológicaEfetividadeSistema Único de SaúdeAcesso aos serviços de saúde

Content:

Access Issue in Scielo

Other languages:







How to

Cite

Lima, A.M.C., Moimaz, S.A.S, Saliba, N.A., Corrente, J. E., Garbin, CAS. Resolutividade do serviço odontológico no Sistema Único de Saúde: a percepção de usuários de um município paulista. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2016/Sep). [Citado em 21/01/2025]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/en/articles/resolutividade-do-servico-odontologico-no-sistema-unico-de-saude-a-percepcao-de-usuarios-de-um-municipio-paulista/15846?id=15846



Execution



Sponsors