0129/2023 - Satisfaction of wheelchair users in the Baixada Santista Metropolitan Region Satisfação dos usuários de cadeiras de rodas da Região Metropolitana da Baixada Santista
Aim: To identify user satisfaction in relation to wheelchairs and the provision of public and private health services in the Baixada Santista Metropolitan Region. Methods: Cross-sectional study with a quantitative approach. Participants answered a sociodemographic questionnaire and the Brazilian version of the Quebec Assistive Technology User Satisfaction Assessment. Data were analyzed using descriptive and comparative statistics using Student\'s t test. Cohen\'s d effect sizes were calculated. Results: Participants (n=42) were \"more or less satisfied\" with the wheelchairs and \"somewhat satisfied\" with the services provided. Rigid frame wheelchair users were significantly more satisfied with their wheelchairs compared to Above 198 lbs. wheelchair users (p=0.010, d=1.04). Private services users showed significantly higher satisfaction with the provision of the service compared to public services users (p=0.021, d=0.75). Conclusions: Wheelchair users in the Baixada Santista Metropolitan Region are more satisfied with the rigid frame wheelchair and less satisfied with public services.
Keywords:
wheelchairs; user satisfaction; access to health services; assistive technology; public health.
Satisfação dos usuários de cadeiras de rodas da Região Metropolitana da Baixada Santista
Abstract(resumo):
Objetivo: Identificar a satisfação dos usuários em relação às cadeiras de rodas e à prestação de serviços públicos e privados de saúde da Região Metropolitana da Baixada Santista. Métodos: Estudo transversal com abordagem quantitativa. Os participantes responderam a um questionário sociodemográfico e a versão brasileira do Quebec Assistive Technology User Satisfaction Assessment. Os dados foram analisados utilizando a estatística descritiva e comparativa por meio do teste t de Student. Os tamanhos de efeito d de Cohen foram calculados. Resultados: Os participantes (n=42) estavam \"mais ou menos satisfeitos\" com as cadeiras de rodas e \"pouco satisfeitos\" com a prestação de serviços. Os usuários de cadeiras de rodas monobloco apresentaram satisfação significativamente maior com suas cadeiras de rodas em comparação com usuários de cadeiras de rodas acima de 90kg (p=0,010, d=1,04). Os usuários de serviços privados apresentaram satisfação significativamente maior com a prestação de serviço em comparação aos usuários de serviços públicos (p=0,021, d=0,75). Conclusões: Os usuários de cadeiras de rodas da Região Metropolitana da Baixada Santista estão mais satisfeitos com as cadeiras de rodas monobloco e menos satisfeitos com os serviços públicos
Keywords(palavra-chave):
cadeiras de rodas; satisfação do usuário; acesso aos serviços de saúde; tecnologia assistiva; saúde pública.