0231/2024 - Sociodemographic, family context and behavioral variables associated with intrafamily physical violence in PeNSE Variáveis sociodemográficas, do contexto familiar e comportamentais associadas à violência física intrafamiliar na PeNSE
The objective was to assess the extent and the population groups at greatest risk of intrafamilial physical violence (IFPV) among 9th-grade students. Datathe National School Health Survey (PeNSE), a cross-sectional school-based study, was analyzed. The sampling was conducted in three stages: ion of municipalities, schools, and classes. Univariate, bivariate, and multivariate analyses were performed, taking into account the sample weights. Information60,905; 108,793; and 102,072 students was examined, revealing IFPV prevalence rates of 9.5%, 10.9%, and 14.5% for each respective year studied. Upon adjustment, it was found that victimization by IFPV was higher among female students who self-identified as Black, Brown, Yellow, or Indigenous and aged 15 and 16 or older, whose mothers had a lower educational level. There was an observed increase in the occurrence of IFPV over the studied period, highlighting the need for specialized policies, programs, and services to focus on the most vulnerable population segments. The introduction of preventive strategies in the school context, with an emphasis on family dynamics, may serve as a vector for reducing IFPV incidents, thereby strengthening the family as a social system and contributing to breaking the cycle of violence.
Keywords:
Abuso Físico; Violência; Estudantes; Exposição à Violência; Adolescente.
Variáveis sociodemográficas, do contexto familiar e comportamentais associadas à violência física intrafamiliar na PeNSE
Abstract(resumo):
Objetivou-se avaliar a magnitude e os grupos populacionais em maior risco à violência física intrafamiliar (VFI) entre estudantes do 9° ano do ensino fundamental. Analisou-se dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), um estudo transversal de base escolar, cuja amostragem se deu em três estágios: seleção de municípios, escolas e turmas. Foram conduzidas análises univariadas, bivariadas e multivariadas, considerando os pesos amostrais. Examinaram-se informações de 60.905, 108.793 e 102.072 estudantes, identificando-se prevalências de VFI de 9,5%, 10,9% e 14,5% para cada ano analisado, respectivamente. Posterior ao ajuste, constatou-se que a vitimização por VFI foi maior em estudantes do sexo feminino, que se autodeclararam de cor/raça preta, parda, amarela ou indígena, e com idades de 15 e 16 anos ou mais, cujas mães apresentavam menor grau de escolaridade. Foi observado aumento na ocorrência de VFI no período estudado, sinalizando a necessidade de políticas, programas e serviços especializados voltarem sua atenção para os segmentos populacionais mais vulneráveis. A inserção de estratégias preventivas no contexto escolar, com ênfase nas dinâmicas familiares, poderá ser um vetor para a diminuição de episódios de VFI, consolidando a família enquanto sistema social e contribuindo para a quebra do ciclo de violência.
Keywords(palavra-chave):
Abuso Físico; Violência; Estudantes; Exposição à Violência; Adolescente.
Amaral, P. H., Hirschmann, R., Munhoz, T. N.. Sociodemographic, family context and behavioral variables associated with intrafamily physical violence in PeNSE. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2024/Jun). [Citado em 02/04/2025].
Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/en/articles/sociodemographic-family-context-and-behavioral-variables-associated-with-intrafamily-physical-violence-in-pense/19279?id=19279