0068/2016 - Systematic literature review addressing anti-bullying interventions in schools. Revisão sistemática da literatura sobre intervenções antibullying em escolas.
• Jorge Luiz da Silva - Silva, Jorge Luiz da - Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Riberião Preto - <jorgelsilva@usp.br>
Co-author(s):
• Marta Angélica Iossi Silva - SILVA, M.A.I. - Ribeirão Preto, SP - Universidade de São Paulo (USP) / Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) , Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública (DEMISP) - <maiossi@eerp.usp.br> • Marina Rezende Bazon - Bazon, Marina Rezende - Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - <mbazon@ffclrp.usp.br> • Luciane Sá de Andrade - Andrade, Luciane Sá de - Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - <lucianeandrade@eerp.usp.br> • Wanderlei Abadio de Oliveira - Oliveira, Wanderlei Abadio de - Riberião Preto, SP - Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - <wanderleio@usp.br> • Flávia Carvalho Malta de Mello - MELLO, F.C.M. - Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - <fcmalta@gmail.com> ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5019-8316
Thematic Area:
Saúde da Criança e do Adolescente
Abstract:
This paper presents a systematic literature review addressing rigorously planned and assessed interventions intended to reduce school bullying. The search for papers was performed in four databases (LILACS, Psycinfo, Scielo and Web of Science) and guided by the question: What are the interventions used to reduce bullying in schools? Only case-control studies specifically focusing on school bullying without a time frame were included. The methodological quality of investigations was assessed using the SIGN checklist. A total of 18 papers composed the corpus of analysis and all were considered to have high methodological quality. The interventions conducted in the revised studies were divided into four categories: multidimensional or in the entire school, social skills training, curricular, and computerized. The review synthesizes knowledge that can be used to contemplate practices and intervention programs in the education and health fields with a multidisciplinary nature.
Revisão sistemática da literatura sobre intervenções antibullying em escolas.
Abstract(resumo):
Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura referente a intervenções rigorosamente planejadas e avaliadas na redução do bullying escolar. O levantamento dos artigos foi realizado em quatro bases de dados (LILACS, Psycinfo, Scielo e Web of Science) orientado pela questão norteadora: Em relação ao bullying, quais são as intervenções empreendidas para a sua redução nas escolas? Foram incluídos somente estudos do tipo caso-controle, com foco específico no bullying escolar e sem recorte temporal. A qualidade metodológica das investigações foi avaliada por meio do check-list SIGN. No total, 18 artigos compuseram o corpus de análise da revisão e todos foram avaliados como de alta qualidade metodológica. As intervenções realizadas nos estudos revisados foram subdividas em quatro categorias: multidimensionais ou em toda a escola, treinamento de habilidades sociais, curriculares e informatizadas. A revisão sintetiza conhecimentos que podem ser utilizados para pensar práticas e programas de intervenção no Brasil, nas áreas da educação e da saúde, com caráter multiprofissional.
Silva, Jorge Luiz da, SILVA, M.A.I., Bazon, Marina Rezende, Andrade, Luciane Sá de, Oliveira, Wanderlei Abadio de, MELLO, F.C.M.. Systematic literature review addressing anti-bullying interventions in schools.. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2016/Feb). [Citado em 21/01/2025].
Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/en/articles/systematic-literature-review-addressing-antibullying-interventions-in-schools/15490?id=15490