Abstract(resumo):
Em 2017, para norteá o currículo de ensino, tem-se, as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Saúde Coletiva (DCNsCGSC). Com objetivo de analisar o ensino nos cursos de graduação em Saúde Coletiva no Brasil à luz dos Projetos Pedagógicos, realizamos um estudo qualitativo e exploratório com abordagem documental, utilizando o método da análise de conteúdo. Depois da análise de 22 projetos, observou-se que a maioria dos cursos segue ou se adequou (31,8%) às DCNsCGSC quanto a carga horária total, estágio, trabalho de conclusão e atividades complementares. A nomenclatura bacharelado em Saúde Coletiva é principal denominação (77,3%). A maioria dos cursos está na região norte (27,%) e em instituições federais (68,5%). Sobre o ensino, foram identificados 274 citações de componentes obrigatórios com o termo de referência das subáreas da Saúde Coletiva. Destes, o eixo de políticas, planejamento e gestão em saúde, representa 66,42% (182) dos componentes e as ciências sociais e humanas em saúde 9,50% (26). O estudo elucidou como é realizado o ensino na graduação, agregando reflexões sobre a convergência das DCNsCGSC. Além disso, revela possíveis lacunas dos conteúdos de ensino necessários à formação para atuação profissional, sobretudo, para a consolidação do Sistema Único de Saúde.
Keywords(palavra-chave):
Ensino; Graduação; Saúde Coletiva; Pesquisa Qualitativa.
Access Issue in Scielo