• Maria Eveline de Castro Pereira - Pereira, M.E.C. - Rio de Janeiro, RJ - Comissão Interna de Biossegurança, mestranda da Pós-graduação em Ensino de Biociência e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz – maria@ioc.fiocruz.br - <maria@ioc.fiocruz.br>
Co-author(s):
• Pedro César Teixeira Silva - SILVA, P.C.T. - Escola Nacional de Saúde Pública Sério Arouca/Fiocruz - <pteixeira@ensp.fiocruz.br> • MARCO ANTONIO FERREIRA DA COSTA - costa MAF - RIO DE JANEIRO, RIO DE JANEIRO - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz - <costa@fiocruz.br> • Claudia Jurberg - Jurberg, C. - Rio de Janeiro, RJ - Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz e Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ - <cjurberg@bioqmed.ufrj.br> • Cintia de Moraes Borba - BORBA, C.M. - Laboratório de Taxonomia, Bioquímica e Bioprospecção de Fungos do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - <cborba@ioc.fiocruz.br>
Thematic Area:
Saúde e Trabalho
Abstract:
Biosafety is a field of knowledge focused on genetically modified organisms issues and linked to social and job-related employee protection. Its educational process aims to establish an involved agent-transformer and therefore must go beyond the simple idea of regulation. Thus, it is important to contextualize biosafety within a constructive learning strategy with its credentials key concepts - risk, hazard and accident - allowing each individual to understand how risk is perceived within society and focusing the scholar to assemble multiple skills as to confront. Understanding the relation between work and health, its consequences and effects is being constructed through time, may form a more critical and well prepared citizen to participate in decisions of political and social order which can influence his forthcoming.
A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM CONTEXTUAL NO ENSINO DE BIOSSEGURANÇA
Abstract(resumo):
A biossegurança é um campo do conhecimento que insere questões voltadas para organismos geneticamente modificados e relacionadas à proteção social e ocupacional do trabalhador. O seu processo educativo visa à formação de um agente participativo-transformador e, portanto, deve ultrapassar a simples ideia da normalização. Dessa forma, é importante contextualizar a biossegurança dentro de uma estratégia de ensino construtivista com a identificação dos seus conceitos estruturantes – risco, perigo e acidente – que permitam ao indivíduo compreender como o risco é percebido na sociedade e enfocado na academia para, em seguida, agregar múltiplas competências e enfrentá-lo. Conhecer como as relações de trabalho-saúde, suas implicações e impactos vem sendo construídas ao longo do tempo, pode formar um cidadão mais crítico e preparado para participar das decisões de ordem político-social que podem influenciar o seu futuro.
Keywords(palavra-chave):
Ensino de Biossegurança
Contexto histórico
Conceitos estruturantes
Pereira, M.E.C., SILVA, P.C.T., costa MAF, Jurberg, C., BORBA, C.M.. THE IMPORTANCE OF CONTEXTUAL APPROACH IN BIOSAFETY LEARNING. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2012/Jan). [Citado em 21/01/2025].
Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/en/articles/the-importance-of-contextual-approach-in-biosafety-learning/9324?id=9324