0590/2016 - A intersetorialidade no Programa Saúde na Escola: avaliação do processo político-gerencial e das práticas de trabalho
Intersectoriality in the School Health Program: evaluation of the political - management process and working practices
Autor:
• Marta Caires Sousa - Sousa, Marta Caires - Salvador, Bahia - Universidade Federal da Bahia, Instituto de Saúde Coletiva - <mcaires7@gmail.com>Coautor(es):
• Monique Esperidião - Esperidião,MA - Instituto de Saúde Coletiva, Saúde Coletiva - <moniqueesper@yahoo.com.br>ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1827-3595
• Maria Guadalupe Medina - Medina, M. G. - ISC/UFBA, Saúde coletiva - <mlupemedina@gmail.com, medina@ufba.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7283-2947
Área Temática:
Não CategorizadoResumo:
Este estudo analisa a ação intersetorial desenvolvida entre os setores saúde e educação no processo de implementação do Programa Saúde na Escola em município de região metropolitana do Nordeste brasileiro. Foram dimensões de análise o processo político-gerencial, as práticas dos profissionais e a compreensão dos sujeitos sobre intersetorialidade. Os resultados apontaram que os sujeitos definem intersetorialidade como parceria e trabalho conjunto. No que diz respeito à tomada de decisão e à mobilização de recursos, na implementação do Programa notou-se liderança do setor Saúde, tendo o setor Educação uma atuação periférica. As atividades de saúde nas escolas possuem uma abordagem biomédica e são efetivadas através de palestras. Considera-se, que o programa fortaleceu a relação entre os dois setores, entretanto, aspectos da articulação intersetorial no processo político-gerencial e nas práticas mostraram fragilidades e limitações.Palavras-chave:
Intersetorialidade Saúde na Escola Implementação de ProgramaAbstract:
This study examines intersectoral action developed between the health and education sectors Health Program in the School implementation process in a city in the metropolitan area by northeastern Brazil. It was defined as analytic dimensions the political management process and the skill of the practitioners involved with the program, as well as the understanding of the subjects on the intersectionality. The results showed that intersectionality is understood by common sense notions involving partnership and collaborative work. In the program implementation process,with regard to decision-making and resource mobilization, the health sector play the role of a leader while the education sector assumed a more peripheral role. Health activities in schools have a strong biomedic bias and were sustained through lectures. It is argued that the program strengthened the relationship between the two sectors, however aspects of inter-agency coordination in the political-managerial process and the practice has shown weaknesses and limitations.