0546/2009 - Aceitabilidade de doadores de sangue no hemocentro público do Recife, Brasil
Blood donors acceptability of the public hemocentre in Recife, Brazil
Autor:
• Fábia Michelle Rodrigues de Araújo - Araújo,F.M.R - Recife, PE - Imip - <fabiamra@yahoo.com.br>Área Temática:
Não CategorizadoResumo:
ResumoEste estudo avaliou aceitabilidade de doadores relacionada às etapas da doação de sangue (recepção, triagens de enfermagem e médica, coleta) em hemocentro público do Recife, ressaltando o acolhimento. Obteve-se amostra de 527 doadores: em cada 19 pessoas que sequencialmente doaram sangue, a décima nona era convidada a responder questionário. Na análise aplicou-se o qui-quadrado (x2). Ao redor de 81,4% eram homens, 81,0% doadores de repetição, 50,3% insatisfeitos com tempo gasto na doação e 36,4% com dificuldade de chegar ao serviço. A forte aceitabilidade do acolhimento adveio, sobretudo, da comunicação e forma de tratamento. Mostraram significância estatística: mulheres e doadores com maior escolaridade pediram mais esclarecimentos e homens tiveram percepção mais positiva das triagens. A sala de coleta foi o setor melhor avaliado. Contudo, foram feitas referências à impessoalidade, persistência de dúvidas e rapidez da entrevista médica. A atenção centrada no doador requer que a educação continuada também contemple a formação humanitária dos profissionais.
Palavras-chave: Doadores de sangue, Satisfação do Usuário, Qualidade dos Cuidados de Saúde, Avaliação de Serviços de Saúde, Avaliação em Saúde.
Abstract:
AbstractThis study evaluated the acceptability of blood donors concerning the donation steps (reception, nursing, medical selection and collection) at the Recife public hemocentre with emphases on the receptivity. A sample of 527 donors was obtained: each 19th person sequentially was invited to answer a questionnaire. Chi-square (x2) was used in the analysis. Of them: 81.4% were men, 81.0% repetition donors, 50.3% unsatisfied regarding the time wasted in donation and 36.4% had difficulties in reaching the service. The strong acceptability given to the receptivity was due, mainly to communication and the treatment form. Signification statistics were shown by: women and donors of higher scholastic level who asked for more information and by men who had a more positive perception towards the selection processes. The sector with the best evaluation was the collection. However, they mentioned the impersonality, persistence of doubts and rapidity of the medical interview. Attention focused on the donor requires that continuous education should complement the professionals’ humanitarian formation.
Key words: Blood donators, Users’ satisfaction, Quality of Health Care Health Services Evaluation, Health evaluation.