EN PT

Artigos

0214/2024 - ADOLESCER AJUSTANDO ÀS CIRCUNSTÂNCIAS IMPOSTAS PELA PANDEMIA: TEORIA FUNDAMENTADA NOS DADOS
ADOLESCENCE ADJUSTING THE CIRCUMSTANCES IMPOSED BY THE PANDEMIC: GROUNDED THEORY

Autor:

• Maria Aparecida Bonelli - Bonelli, M. A. - <mmariabonelli@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0542-4411

Coautor(es):

• Aline Oliveira Silveira - Silveira, A. O. - <alinesilveira@unb.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4470-7529

• Glauber Weder dos Santos Silva - Silva, G.W.S - <glauberweder@hotmail.com>
ORCID: http://orcid.org/0000-0002-0570-1944

• Diene Monique Carlos - Carlos, DM - <diene.carlos@usp.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4950-7350

• Ligia Bruni Queiroz - Queiroz, L. B. - <ligiabq@usp.br>

• Monika Wernet - Wernet, M. - <monika.wernet@gmail.com>



Resumo:

Objetivo: compreender o adolescer no contexto da pandemia da COVID-19. Método: estudo orientado pela Teoria Fundamentada nos Dados na vertente pós-positivista sob o referencial do Interacionismo Simbólico. A amostragem teórica foi composta por 23 adolescentes que foram entrevistados em profundidade ao longo de 2021. A análise por codificações aberta, axial e seletiva conduziu a uma teorização deste adolescer. Resultados: Intersectados pelo isolamento imposto e pelo significado das interações sociais para o adolescer, os participantes buscaram escolhas relacionais para se ajustarem e perseguir seus projetos. Envolveram-se nos ciberespaços para resgatar interações com pares e, simultaneamente, manejaram relações familiares percebidas enquanto duais, próximas, intensas, mas conflituosas. Destarte, o enfrentamento requereu lidar com sentimentos e abertura ao novo. Avançaram na autonomia, reconhecimento de si e do outro. Conclusão: Sob o entendimento de existirem conexões significativas para a continuidade do seu projeto e processo de desenvolvimento, adolescentes ajustaram-se ao contexto social imposto por meio de escolhas interacionais.

Palavras-chave:

Adolescente. Identidade Social. Pandemias. Enfermagem. Teoria Fundamentada.

Abstract:

Objective: to understand adolescence in the context of the COVID-19 pandemic. Method: study guided by Grounded Theory in the post-positivist aspect under the framework of Symbolic Interactionism. The theoretical sample consisted of 23 adolescents who were interviewed in depth in 2021. The analysis using open, axial and selective coding led to a theorization of these adolescents. Results: Intersected by the imposed isolation and the meaning of social interactions for adolescence, the participants sought relational choices to adjust and pursue their projects. They got involved in cyberspace to rescue interactions with peers and, simultaneously, managed family relationships perceived as dual, close, intense, but conflicting. Thus, the conflict required dealing with sentiments and being open to new things. They advanced in autonomy, recognition of themselves and others. Conclusion: On the understanding that there are significant connections for the continuity of their project and development process, adolescents adjusted to the social context imposed through interactional choices.

Keywords:

Adolescent. Social Identification. Pandemics. Nursing. Grounded Theory.

Conteúdo:

Acessar Revista no Scielo

Outros idiomas:







Como

Citar

Bonelli, M. A., Silveira, A. O., Silva, G.W.S, Carlos, DM, Queiroz, L. B., Wernet, M.. ADOLESCER AJUSTANDO ÀS CIRCUNSTÂNCIAS IMPOSTAS PELA PANDEMIA: TEORIA FUNDAMENTADA NOS DADOS. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2024/mai). [Citado em 05/12/2025]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/adolescer-ajustando-as-circunstancias-impostas-pela-pandemia-teoria-fundamentada-nos-dados/19262

Últimos

Artigos



Realização



Patrocínio