EN PT

Artigos

0080/2022 - Aprender a usar evidência na graduação em enfermagem: um contributo para a saúde coletiva
Learning to use evidence at nursing undergraduation: a contribution to collective health

Autor:

• Óscar Ramos Ferreira - Ferreira, O. R. - <oferreira@esel.pt>
ORCID: http://orcid.org/0000-0002-1703-347X

Coautor(es):

• Cristina Lavareda Baixinho - Baixinho, C. L. - <crbaixinho@esel.pt>
ORCID: http://orcid.org/0000-0001-7417-1732

• Marcelo Medeiros - Medeiros, M. - <marcelo@ufg.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7152-5996

• Ellen Synthia Fernandes de Oliveira - Oliveira, E. S. F. - <ellen@ufg.br>
ORCID: http://orcid.org/0000-0002-0683-2620



Resumo:

É consensual que os profissionais de saúde não estão a implementar a prática baseada na evidência como seria desejável e recomendado pela ciência e organismos internacionais com responsabilidade sobre as diretrizes emanadas para os contextos de saúde. Este Focus Group com oito participantes, teve por objetivo compreender a perspetiva dos estudantes, do curso de graduação em enfermagem sobre o seu envolvimento num projeto de transferência de conhecimento para a clínica. A análise qualitativa seguiu as etapas da codificação; armazenamento/recuperação e interpretação dos achados e foi efetuada com um software de análise de dados qualitativos. Estudo autorizado por uma Comissão de Ética e que respeitou os princípios inerentes à investigação. As quatro categorias que emergiram da análise de conteúdo foram: Pertencer, Usar evidência, Melhorar cuidados e Desenvolver competências. A análise das categorias, subcategorias e verbatins permite concluir que a participação em projetos de transferência para a clínica, na voz dos estudantes, gera oportunidades de aprendizagem sobre a implementação e comunicação de evidência, facilita a integração no serviço, a participação, o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de competências transversais.

Palavras-chave:

Enfermagem; Prática Clínica Baseada em Evidências; Aprendizagem; Estudantes; Gestão do Conhecimento

Abstract:

It is consensual that health professionals are not implementing evidence-based practice as would be desirable and recommended by science and international institutions with responsibility for the guidelines issued for health contexts. This Focus Group with eight participants, aimed to understand the perspective of studentsthe undergraduate nursing course on their involvement in a project of knowledge transfer to the clinic. Qualitative analysis followed the coding steps; storage/retrieval and interpretation of the findings and was performed using the a software for qualitative data analysis. Study authorized by an Ethics Committee and which respected the principles inherent to the investigation. The four categories that emergedthe content analysis were: Belonging, Using Evidence, Improving Care and Developing Competencies. The analysis of categories, subcategories and verbatim, allowed us to conclude that participation in clinical transfer projects, in the voice of students, generates learning opportunities about the implementation and communication of evidence, facilitates integration in the service, participation, collaborative work and the development of transversal skills.

Keywords:

Nursing; Evidence-Based Practice; Learning; Students; Knowledge; Management.

Conteúdo:

Acessar Revista no Scielo

Outros idiomas:







Como

Citar

Ferreira, O. R., Baixinho, C. L., Medeiros, M., Oliveira, E. S. F.. Aprender a usar evidência na graduação em enfermagem: um contributo para a saúde coletiva. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2022/Mai). [Citado em 11/10/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/aprender-a-usar-evidencia-na-graduacao-em-enfermagem-um-contributo-para-a-saude-coletiva/18336?id=18336

Últimos

Artigos



Realização



Patrocínio