EN PT

Artigos

0131/2010 - As marcas corporais segundo a percepção de profissionais de saúde: adorno ou estigma?
Perceptions of health care providers toward body art: adornment or stigma?

Autor:

• Mariana Malheiros Caroni - Caroni, M.M - Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente - <maricaroni@yahoo.com.br>


Área Temática:

Não Categorizado

Resumo:

Resumo:
O uso de marcas corporais tem se tornado cada vez mais freqüente, sobretudo entre adolescentes. Através de abordagem qualitativa, este estudo pretende avaliar se o uso de piercings e tatuagens afeta o cuidado prestado por auxiliares de enfermagem a adolescentes internados e identificar influências na formação dos significados atribuídos às marcas. Foram entrevistados auxiliares que trabalham em enfermaria específica para o atendimento de adolescentes. Após análise das entrevistas, foram formuladas categorias para melhor apreensão do sentido atribuído pelos auxiliares ao uso de marcas. Algumas categorias foram recorrentes, destacando-se a associação das marcas a: comportamentos de desvio; apelo erótico e consumismo; gesto de coragem; riscos de adoecimento e doença mental. Religião e valores familiares predominaram sobre a formação profissional em relação aos significados atribuídos ao objeto de estudo. Conclui-se que a visão negativa em relação às marcas relaciona-se diretamente ao cuidado. A quantidade de marcas, a localização, o tipo, a idade do adolescente e o caráter definitivo/transitório interferem na interpretação dos profissionais. Contudo, marcas corporais são ferramentas semiológicas importantes, devendo ser incluídas no roteiro de avaliação dos adolescentes.
Palavras-chave: tatuagem, piercing corporal, adolescente, auxiliares de enfermagem, pessoal de saúde


Abstract:

Abstract:
Nowadays, body art is widespread, especially among adolescents. This qualitative study aims to assess whether the use of body art interferes with how nursing assistants care for hospitalized adolescents and to identify factors that influence the perceptions of these health care providers. Nursing assistants working in an adolescent-specific ward were interviewed. After the analysis, dominant themes emerged from the narratives, allowing for a better understanding of how nursing assistants perceive tattoos and piercing. Some themes were recurrent, especially the association of body art with deviant behavior, erotic appeal, consumerism, courage, health risks, and psychic disorders. Religion and family values prevail over professional knowledge in how body marks are perceived. It may thus be inferred that a negative attitude toward body art is directly related to care quality. The number of marks, their localization, their type, and the definite/temporary character of tattoos and piercing interfere with the providers’ interpretation. However, piercing and tattoos are important semiological tools and must be included in the script for the evaluation of adolescents.
Key-words: tattooing, body piercing, adolescent, nurses’ aides, health personnel


Conteúdo:

Acessar Revista no Scielo

Outros idiomas:







Como

Citar

Caroni, M.M. As marcas corporais segundo a percepção de profissionais de saúde: adorno ou estigma?. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2010/mai). [Citado em 23/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/as-marcas-corporais-segundo-a-percepcao-de-profissionais-de-saude-adorno-ou-estigma/5571?id=5571

Últimos

Artigos



Realização



Patrocínio