EN PT

Artigos

0332/2023 - Associação entre o contexto escolar e a ocorrência de múltiplos parceiros sexuais: um estudo transversal com análise multinível
Association between the school context and the occurrence of multiple sexual partners: a cross-cross study with multi-level analysis

Autor:

• Jessica Queiroz Pereira da Silva - Silva, J. Q. P. - <enf.jessicaqueiroz@hotmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6242-9385

Coautor(es):

• Natalyne Clemente de Almeida Lima - Lima, N. C. A. - <natalynealmeida@hotmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2874-8964

• Iraneide Nascimento dos Santos - Santos, I. N. - <iraneide.nascimento@upe.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8449-7840

• Valdenice Aparecida Menezes - Menezes, V. A. - <valdmenezes@hotmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4183-3239

• Viviane Colares Soares de Andrade Amorim - Amorim, V. C. S. A - <viviane.colares@upe.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2912-2100

• Fabiana de Godoy Bené Bezerra - Bezerra, F. G. B. - <fabianagodoy10@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1946-9605

• Carolina da Franca Bandeira Ferreira Santos - Santos, C. F. B. F. - <carolina.franca@upe.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7365-2806



Resumo:

Investigar a associação entre o contexto escolar e a ocorrência de múltiplos parceiros entre adolescentes, considerando as variáveis individuais. Estudo transversal com análise multinível, realizado no período de fevereiro a junho de 2018 com estudantes de 14 a 19 anos. A variável desfecho (múltiplos parceiros sexuais) foi coletada com base no questionário Youth Risk Behavior Survey (YRBS). As variáveis do contexto escolar foram tempo na escola (escola regular vs escola integral/semi-integral) e Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) do bairro onde a escola está localizada. De 2.500 participantes, 1.044 foram analisados por serem sexualmente ativos. A maioria dos adolescentes (63,89%) teve 2 ou mais parceiros. Estudantes de escola regular (mínimo de 4 h diárias) tiveram mais chances (OR 1.47, IC 1.10-1.97) de terem múltiplos parceiros sexuais comparados aqueles de escola integral/semi-integral (mínimo de 7h diárias). Porém, não houve associação em relação ao IVS dos bairros das escolas (OR 1.18, IC 0.82-1.70). Maior tempo na escola esteve associado a menor chance de múltiplos parceiros sexuais enquanto estudar em escolas localizadas em bairro de alta vulnerabilidade não esteve associado a ocorrência de múltiplos parceiros sexuais entre adolescentes.

Palavras-chave:

Adolescentes; Parceiros Sexuais; Educação; Índice de Vulnerabilidade Social. Análise Multinível.

Abstract:

To investigate the association between the school context and the occurrence of multiple partners among adolescents, considering individual variables. Cross-sectional study with multilevel analysis, carried outFebruary to June 2018 with students aged 14 to 19 years. The outcome variable (multiple sexual partners) was collected using the Youth Risk Behavior Survey (YRBS) questionnaire. School context variables were time at school (regular school vs full/semi-full school) and the Social Vulnerability Index (IVS) of the neighborhood the school is located. Of 2,500 participants, 1,044 were analyzed for being sexually active. Most adolescents (63.89%) had 2 or more partners. Regular school students (minimum of 4 hours a day) were more likely (OR 1.47, CI 1.10-1.97) to have multiple sexual partners compared to thosefull/semi-full school (minimum of 7 hours a day). However, there was no association in relation to the IVS of the school districts (OR 1.18, CI 0.82-1.70). Longer time at school was associated with a lower chance of multiple sexual partners, while studying in schools located in highly vulnerable neighborhoods was not associated with the occurrence of multiple sexual partners among adolescents.

Keywords:

Adolescents; Sexual Partners; Education; Social Vulnerability Index; Multilevel Analysis.

Conteúdo:

Acessar Revista no Scielo

Outros idiomas:







Como

Citar

Silva, J. Q. P., Lima, N. C. A., Santos, I. N., Menezes, V. A., Amorim, V. C. S. A, Bezerra, F. G. B., Santos, C. F. B. F.. Associação entre o contexto escolar e a ocorrência de múltiplos parceiros sexuais: um estudo transversal com análise multinível. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2023/Out). [Citado em 01/07/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/associacao-entre-o-contexto-escolar-e-a-ocorrencia-de-multiplos-parceiros-sexuais-um-estudo-transversal-com-analise-multinivel/18958?id=18958

Últimos

Artigos



Realização



Patrocínio