0928/2008 - Atuação dos pais na prevenção da hipertensão arterial - uma tecnologia educativa em saúde
Parents‘ actions to prevent arterial hypertension – a health education technology
Autor:
• Zélia Maria de Sousa Araújo Santos - Santos, Z. M. S. A. - Fortaleza, Ceará - UNiversidade de Fortaleza- UNIFOR - <zeliasantos@unifor.br>Área Temática:
Não CategorizadoResumo:
Resumo Pesquisa participante com o objetivo de avaliar as mudanças comportamentais em quinze pais de alunos do pré-escolar na prevenção dos fatores de risco da hipertensão arterial, a partir da aplicação de uma tecnologia educativa em saúde com base no Modelo de Crenças em Saúde, em uma escola privada de Fortaleza-CE. A pesquisa de campo foi realizada por meio de oficinas educativas e a coleta de dados via questionários e entrevistas. Após se organizar os dados em categorias, fundamentou-se a análise nos pressupostos da educação em saúde. Com a aplicação da tecnologia educativa em saúde, constataram-se mudanças significativas nos hábitos dos pais, além dos papéis assumidos – agente de mudança e de multiplicador das ações educativas na família. Contudo houve dificuldades no processo de mudança, mas os pais estavam motivados para a prevenção dos fatores de risco da hipertensão arterial em si e nos filhos. Então, essa tecnologia educativa embasada no Modelo de Crenças em Saúde, mostrou-se eficiente, pois ocorreram mudanças comportamentais significativas, bem como motivação dos pais para a prevenção da hipertensão arterial mediante um estilo de vida saudável.
Palavras- chave: Hipertensão, Estilo de vida, Fatores de risco.
Abstract:
Abstract This participatory research aimed to evaluate behavioral changes in fifteen parents of pre-school children to prevent the risk factors of arterial hypertension, applying a health education technology that is based on the Health Beliefs Model at a private school in Fortaleza-CE, Brazil. The field research was carried out through educational workshops and data collection through questionnaires and interviews. After organizing the data in categories, the analysis was based on the premises of health education. Through the application of the health education technology, significant changes were observed in the parents' habits, besides the roles they assumed – agent of change and multiplier of educative actions in the family. Although difficulties occurred in the change process, the parents were motivated to prevent the risk factors of arterial hypertension in themselves and their children. Thus, the health education technology based on the Health Beliefs Model showed to be efficient, as significant behavioral changes occurred, and the parents were motivated to prevent arterial hypertension through a healthy lifestyle.
Keywords: Hypertension, Lifestyle, Risk factors.