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0405/2019 - Aumento nas reclamações de idosos sobre a saúde suplementar no Brasil.
Increase in the complaints of the elderly about supplementary health in Brazil.

Autor:

• Natália Carolina de Sousa - Sousa, N.C - <nataliacarolina.sousa@hotmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1393-3489

Coautor(es):

• Rosana Rosseto de Oliveira - Oliveira, R.R - <rosanarosseto@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3373-1654

• Maria Aparecida Salci - Salci, M. A. - <masalci@uem.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6386-1962

• Ligia Carreira - Carreira, L - <ligiacarreira.uem@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3891-4222

• Thamires Fernandes Cardoso da Silva Rodrigues - Rodrigues, T.F.C.S - <tfcsrodrigues2@uem.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7942-4989

• Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic - Radovanovic, C.A.T - <kikanovic2010@hotmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9825-3062



Resumo:

O objetivo foi descrever as reclamações de idosos brasileiros recebidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar. Trata-se de um estudo ecológico, com dados secundários provenientes do Sistema Integrado de Fiscalização. Realizou-se análise de tendência das reclamações recebidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar de beneficiários idosos de todo o Brasil, no período de 2008 a 2017. Analisaram-se 111.497 reclamações realizadas por idosos beneficiários da saúde suplementar. Identificou-se aumento das taxas de reclamações para todas as regiões do país, com destaque para a região Nordeste, que apresentou a maior taxa média de reclamações (27,07) e o maior aumento médio anual (7,79; r2=0,97), e a região Sul, com a menor taxa média para o período (7,11) e o menor aumento médio anual observado (1,84; r2=0,92). A maior taxa de reclamações foi relacionada à cobertura do plano, entre idosos de 70 a 79 anos e beneficiários de planos individuais ou familiares. A crescente insatisfação de idosos com o sistema de saúde suplementar refletiu no grande número de reclamações recebidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar ao longo de nove anos.

Palavras-chave:

Saúde Suplementar, Idoso, Assistência Integral à Saúde, Métodos Epidemiológicos.

Abstract:

The objective was to describe the complaints of Brazilian elderly people received by the National Agency of Supplementary Health. This is an ecological study, with secondary data comingthe Integrated Inspection System. A trend analysis of the complaints received by the National Supplementary Health Agency of elderly beneficiariesall over Brazil was carried out2008 to 2017. A total of 111,497 complaints were made by the elderly beneficiaries of supplementary health. The highest number of complaints (27.07) and the highest average annual increase (7.79, r2 = 0, 97), and the South region, with the lowest average rate for the period (7.11) and the lowest observed mean annual increase (1.84; r2 = 0.92). The highest rate of complaints was related to the coverage of the plan, between the elderly of 70 to 79 years and beneficiaries of individual or family plans. Growing dissatisfaction among older people with the supplemental health system reflected the large number of complaints received by the National Supplementary Health Agency over nine years.

Keywords:

Organization, Health Maintenance, Elderly, Health Care, Comprehensive, Epidemiologic Methods.

Conteúdo:

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Como

Citar

Sousa, N.C, Oliveira, R.R, Salci, M. A., Carreira, L, Rodrigues, T.F.C.S, Radovanovic, C.A.T. Aumento nas reclamações de idosos sobre a saúde suplementar no Brasil.. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2019/dez). [Citado em 23/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/aumento-nas-reclamacoes-de-idosos-sobre-a-saude-suplementar-no-brasil/17479?id=17479

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