EN PT

Artigos

0406/2016 - Avaliação do programa nacional de alimentação escolar: Revisão da literatura.
Evaluation of the National School Food Program: Literature review.

Autor:

• Dixis Pedraza - Pedraza,Dixis. - Campina Grande, Paraíba - Universidade Estadual da Paríba, Departamento de Enfermagem e Programa de Pós-graduação em Saúde Pública - <dixisfigueroa@gmail.com>

Coautor(es):

• Erika Araujo - Araujo, Erika - Universidade Estadual da Paraíba - <morgannaneves@hotmail.com>

• Franciely Silva - Silva, Franciely - Universidade Estadual da Paraiba - <francielyasilva@hotmail.com>

• Nadinne Melo - Melo, Nadinne - Universidade Estadual da Paraiba - <nadinne_livia@hotmail.com>


Área Temática:

Alimentação, Nutrição e Saúde

Resumo:

Introdução: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) representa uma estratégia importante de promoção da alimentação saudável. Objetivou-se realizar uma análise sumária das pesquisas avaliativas sobre o PNAE. Métodos: Pesquisa bibliográfica do período de 2010 a 2015 nas bases de dados Bireme e Scielo. Resultados: Foram selecionados 12 artigos vinculados à área, dos quais oito analisaram a inserção do nutricionista no PNAE; sete, a aquisição de alimentos da agricultura familiar; cinco, a implantação dos Conselhos de Alimentação Escolar; cinco, a execução dos cardápios; e quatro, os recursos financeiros destinados ao PNAE. Apontam-se problemas na atuação do nutricionista e dos Conselhos de Alimentação Escolar, na aquisição de alimentos da agricultura familiar e na composição dos cardápios (baixo conteúdo de frutas e hortaliças). Conclusão: Destaca-se a necessidade de maior atenção relacionada à execução do PNAE, de maneira a garantir uma alimentação escolar dentro de princípios que promovam a segurança alimentar e nutricional. Novos estudos avaliativos sobre o Programa são fundamentais para o fornecimento de subsídios aos gestores públicos com fins de aprimorar a sua execução.

Palavras-chave:

Alimentação escolarSaúde PúblicaProgramas e Políticas de Nutrição e Alimentação

Abstract:

Introduction: The National School Food Program (PNAE) is an important strategy to promote healthy eating. The objective was to perform a brief analysis of evaluative research on PNAE. Methods: This was a literature search2010 to 2015 in the Bireme and Scielo databases. Results: They ed 12 articles related to area, eight of which analyzed the nutritionist ion in PNAE; seven, to buy foodfamily farms; five, the implementation of the School Feeding Councils; five, the execution of menus; and four, the funds for the PNAE. Point to problems in the performance nutritionist and School Feeding Councils, on buying foodfamily farms and in the composition of the menus (low content in fruits and vegetables). Conclusion: It highlights the need for greater attention to PNAE execution in order to ensure school feeding within principles that promote food and nutrition security. New evaluation studies about the program are fundamental to the provision of subsidies to public managers for purposes of improving its implementation.

Keywords:

School FeedingPublic HealthNutrition Programs and Policies

Conteúdo:

Acessar Revista no Scielo

Outros idiomas:







Como

Citar

Pedraza,Dixis., Araujo, Erika, Silva, Franciely, Melo, Nadinne. Avaliação do programa nacional de alimentação escolar: Revisão da literatura.. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2016/Ago). [Citado em 28/09/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/avaliacao-do-programa-nacional-de-alimentacao-escolar-revisao-da-literatura/15832?id=15832

Últimos

Artigos



Realização



Patrocínio