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0247/2006 - Avaliação do serviço de saúde bucal no município de Grão Mogol, Minas Gerais, Brasil: “a voz do usuário”
Evaluation of buccal service health in Grão Mogol city – state of Minas Gerais, Brazil: “The users’ voice”

Autor:

• Claudiojanes dos Reis - Reis, C. - Montes Claros, Minas Gerais - UNIMONTES/FUNORTE - <claudiojanes@yahoo.com.br>


Área Temática:

Não Categorizado

Resumo:

Foi objetivo deste trabalho avaliar o serviço de saúde bucal, através do estudo das percepções dos usuários, do município de Grão Mogol – norte de Minas Gerais – Brasil. Optou-se pela metodologia qualitativa, utilizando entrevista semi-estruturada. Levantou-se aspectos sobre percepção do processo saúde/doença bucal; conhecimentos, práticas e valor atribuído à saúde bucal; acesso aos serviços; relação profissional/paciente e assistência recebida. Obteve-se as idéias centrais em cada tema abordado nas entrevistas, sendo posteriormente agrupadas e analisadas, constituindo a análise final do estudo. Observou-se que o serviço de saúde bucal, no município, vive período de mudanças, mas existe ainda uma prática iatrogênica-mutiladora. No entanto, a prevenção e a promoção da saúde ganham espaço entre as ações de saúde, atuando como importantes fatores para melhoria da assistência à saúde bucal e conseqüente melhoria na qualidade de vida da população. Os usuários percebem a evolução do serviço, mas admitem a necessidade de se organizar e definir melhor o acesso aos serviços e otimizar a comunicação profissional/paciente. A população começa a valorizar a saúde bucal como algo importante dentro das condições de vida de cada indivíduo.

Palavras-chave: Avaliação; Programa Saúde da Família; Odontologia; Usuário; Saúde bucal

Abstract:

The attendance to the buccal health needs to be redirected, so that it can be constituted in strategy, truly, effective, tends as basic condition, the several actors related to their "problem" participation, led in search of the improvement of quality populations’ life. The aim of this study was to evaluate the service of buccal health through the study of the users' perceptions, at Grão Mogol city – Brazil. The methodology was the qualitative research, with the technique of the semi-structured interview, privileging the users involved in the dental attendance. Several aspects about the perception of buccal process-health/desease – were investigated: know ledge; practices related to the buccal health; services’ acess; professional/patient’s relationship; and how pacients receive the attendance. The interviews were analyzed, obtaining the central ideas in each approached theme, which was considered in the final analysis of the study. It was observed that service of buccal health, in City, begins a period of changes the prevention and the promotion of the health start to be taked in among the actions of health as an important aspect to improve the attendance of buccal health. The users realize the evolution of the service, but admit the way of the access and relationship professional/patient need to be improved.
Key words: Program; Family Health Program; Dental care; Oral health


Conteúdo:

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Citar

Reis, C.. Avaliação do serviço de saúde bucal no município de Grão Mogol, Minas Gerais, Brasil: “a voz do usuário”. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2007/mai). [Citado em 23/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/avaliacao-do-servico-de-saude-bucal-no-municipio-de-grao-mogol-minas-gerais-brasil-a-voz-do-usuario/689?id=689

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