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1465/2011 - CONDIÇÕES DE SAÚDE, ESTILO DE VIDA E CARACTERÍSTICAS DE TRABALHO DE PROFESSORES DE UMA CIDADE DO SUL DO BRASIL
Conditions of health, of lifestyle and work characteristic of teachers in a city of southern Brazil

Autor:

• Marcio Neres dos Santos - Santos, M. N. - Bagé, RS - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal de Pelotas - <marcioneres@hotmail.com>

Coautor(es):

• Alexandre Carriconde Marques - Marques, A. M. - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal de Pelotas - <amcarriconde@hotmail.com>


Área Temática:

Saúde e Trabalho

Resumo:

Diversas complicações de saúde têm sido evidenciadas entre professores e há pouca informação sobre os hábitos de estilo de vida desses indivíduos. O objetivo deste trabalho foi investigar a condição de saúde, estilo de vida e as características de trabalho dos professores municipais de Bagé/RS. Realizou-se um estudo transversal com 414 professores através de questionários padronizados auto-aplicáveis. Utilizou-se analise descritiva e bivariada dos dados. O grupo de docentes caracterizou-se como feminino (96,1%) e de meia idade (média=40,1±9,4 anos). O tempo de docência foi de 12,4±9,5 anos, apresentaram alta escolaridade (59,0% pós-graduado), carga de trabalho elevada (média=31,7±10,5 h/sem) e 38,0% apresentou absenteísmo. A percepção de saúde foi boa para 38,5%. Foram fisicamente ativos (65,2%), com excesso de peso (32,3% sobrepeso e 14,4% obesos), baixo consumo de frutas e verduras (79,6%), nível médio de estresse de 14,9±6,6 pontos e 20,3% relataram hipertensão arterial. A percepção de saúde esteve associada com o tempo de docência, absenteísmo, atividade física, número de refeições, nível de estresse e hipertensão arterial. A prevalência de professores que avaliaram sua saúde negativamente foi baixa, entretanto, foram identificados comprometimentos em alguns aspectos do estilo de vida que podem prejudicar a saúde desses indivíduos.

Palavras-chave:

Professor Saúde Estilo de vida

Abstract:

Several health problems have been identified among teachers, and we lack information on their lifestyles choices. The aim of the present study was to investigate health condition, lifestyle and work characteristics of teachers from municipal schools in Bagé, Southern Brazil. A cross-sectional study including 414 teachers was carried out by means of self-administration of a standardized questionnaire. We used descriptive and bivariate analytic techniques. Most teachers were females (96.1%) and the mean age was 40.1 years (SD 9.4). Average teaching time was 12.4 years (SD 9.5), 59% of the teachers had a specialization degree, a high number of working hours per week (31.7 hours, SD 10.5) and 62% were absent from work at least once in the last 12 months. Self-rated heath was good (38.5%), 62.5% of them were physically active, 32.3% were overweight and 14.4% obese. They presented low consumption of fruits and vegetables (79.6%), moderate stress levels 14.9 points (SD 6.6) and 20.3% reported to have hypertension. Self-reported health was related to teaching time, absenteeism, physical activity, number of meals per day, stress levels and hypertension. The prevalence of teachers who rated their health negatively was low, however, several health problems were identified, which can lead to negative lifestyles among them.

Keywords:

Teacher Health Lifestyle

Conteúdo:

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Como

Citar

Santos, M. N., Marques, A. M.. CONDIÇÕES DE SAÚDE, ESTILO DE VIDA E CARACTERÍSTICAS DE TRABALHO DE PROFESSORES DE UMA CIDADE DO SUL DO BRASIL. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2011/nov). [Citado em 23/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/condicoes-de-saude-estilo-de-vida-e-caracteristicas-de-trabalho-de-professores-de-uma-cidade-do-sul-do-brasil/9047?id=9047

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