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0110/2022 - Diversidade e diferença: desafios para a formação dos profissionais de saúde
Diversity and difference: challenges for the training of health professionals

Autor:

• Rosana Machin - Machin, R. - <rmachin@usp.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1306-4276

Coautor(es):

• Danilo Borges Paulino - Paulino, D.B - <dbpaulino@ufu.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2373-0156

• Júlia Clara de Pontes - Pontes, J. C. - <juliaclara.pontes@usp.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6506-8685

• Raphaela Rezende Nogueira Rodrigues - Rodrigues, R. R. N. - <raphaela.rnogueira@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7685-4155



Resumo:

O artigo tem como objetivo discutir a questão da diversidade a partir da sua incorporação na formação dos profissionais de saúde pela análise das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), de dois cursos de graduação na área da saúde no Brasil: Medicina e Psicologia. Para isso problematiza a questão da diversidade a partir da contribuição das Ciências Sociais, ao considerar as múltiplas noções presentes na natureza das diferenças sociais e culturais, rompendo com conceitos essencialistas de diferença. Refletindo sobre como a diversidade está presente nas diretrizes curriculares destes cursos, analisa a partir de trabalhos recentes como esta tem sido contemplada na formação e os principais desafios colocados. A interseccionalidade é considerada um referencial teórico político importante para apreender a articulação de múltiplas diferenças e desigualdades que atuam de forma dinâmica, fluida e flexível a partir de contextos históricos particulares sendo, nesse sentido, sensível para abordar a questão da diversidade na formação dos profissionais de saúde. Destaca-se a importância de realizar uma análise das diferenças sugerindo um quadro analítico que articule discursos e práticas, formas de subjetivação e relações sociais.

Palavras-chave:

diversidade; diferença; formação de profissionais de saúde; interseccionalidade; educação médica

Abstract:

The article aims to discuss the issue of diversityits incorporation into the training of health professionals through the analysis of the National Curriculum Guidelines (DCN) of two undergraduate courses in the health area in Brazil: Medicine and Psychology. With these in mind, problematising the concept of diversitythe contribution of the social sciences considering the multiple notions present in the nature of social and cultural differences, we seek to break with essentialist concepts of difference. Reflecting on how diversity is present in the curricular guidelines of these courses, it analisesrecent studies how this has been contemplated in training and the main challenges posed. Intersectionality is considered an important political theoretical framework to apprehend the articulation of multiple differences and inequalities that act in a dynamic, fluid, and flexible way takenparticular historical contexts, being, in this sense, sensitive to address the issue of diversity in the training of health professionals. health. The importance of carrying out an analysis of differences is highlighted, suggesting an analytical framework that articulates discourses and practices, forms of subjectivation and social relations.

Keywords:

diversity; difference; health professional training; intersectionality; medical education

Conteúdo:

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Como

Citar

Machin, R., Paulino, D.B, Pontes, J. C., Rodrigues, R. R. N.. Diversidade e diferença: desafios para a formação dos profissionais de saúde. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2022/mai). [Citado em 24/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/diversidade-e-diferenca-desafios-para-a-formacao-dos-profissionais-de-saude/18366?id=18366&id=18366

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