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0045/2018 - “É como uma família”: significados atribuídos a Grupos de educação em saúde sobre diabetes por profissionais Da saúde.
“It is like a family”: type 2 diabetes health education groups meanings assigned by health professionals.

Autor:

• Lucas Pereira de Melo - Melo, L. P. - Campinas, SP - <lucasenf@yahoo.com.br>



Resumo:

O artigo analisa os significados que os profissionais de saúde atribuem aos grupos de educação em saúde para pessoas com diabetes tipo 2. Este estudo etnográfico foi desenvolvido com cinco profissionais de uma Equipe de Saúde da Família Ampliada que atuavam em cinco grupos de educação em saúde sobre diabetes. Para coligir as informações, utilizaram-se observação participante e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados por meio da técnica de codificação temática. Emergiram três categorias: (1) “é uma forma de educá-los”: os grupos como espaço educativo e de acompanhamento clínico; (2) “eles sabem que eu vou estar lá”: os grupos como recurso para acessar o sistema de saúde; e (3) “serve como um grupo de autoajuda”: afinal, é um grupo para o quê? Concluiu-se que os grupos estudados eram um híbrido de “terapia” e “apoio” que, no devir de seus arranjos, possibilitavam aos informantes (quiçá, para os pacientes) construírem outros significados para as normatizações da política de saúde e o dilema da cronicidade. Tal hibridização permitia a criação de saídas próprias às particularidades do trabalho em saúde num contexto de “vida total”.

Palavras-chave:

Educação em Saúde; Diabetes Mellitus Tipo 2; Antropologia Médica; Grupos de Autoajuda

Abstract:

The article analyzes the senses and meanings that health professionals attribute to health education groups for people with type 2 diabetes. This ethnographic study was conducted with five professionalsa Family Health Team which worked in five health education groups for people with type 2 diabetes. To collect the information, we used participant observation, and semi-structured interviews. Data were analyzed using thematic coding technique. Three categories emerged: (1) \"is a way to educate them\": the groups as educational space and clinical follow-up; (2) \"they know that I will be there\": the groups as a resource to access the health system; and (3) \"serves as a self-help group\": after all, is a group for what? It is concluded that the studied groups are a hybrid of “therapy”, and “support” that, with its arrangements, enables to the informants (maybe to patients too) making others meanings to the health policies normatizations’, and to the difficulties of working with chronically ill persons. This hybridization allowed the creation of own outputs to the health work in a particular context of \"total life\".

Keywords:

Health Education; Diabetes Mellitus, Type 2; Anthropology, Medical; Self-Help Groups.

Conteúdo:

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Como

Citar

Melo, L. P.. “É como uma família”: significados atribuídos a Grupos de educação em saúde sobre diabetes por profissionais Da saúde.. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2018/jan). [Citado em 23/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/e-como-uma-familia-significados-atribuidos-a-grupos-de-educacao-em-saude-sobre-diabetes-por-profissionais-da-saude/16578?id=16578

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