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0104/2011 - ESCOLAS TÉCNICAS DE SAÚDE (ETSUS) NO BRASIL: REGULAÇÃO DA INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO E SUSTENTABILIDADE ADMINISTRATIVA
VOCATIONAL HEALTH SCHOOLS (ETSUS) IN BRAZIL: REGULATION OF THE EDUCATION-WORK INTEGRATION AND THE MANAGERIAL SUSTAINABILITY OF ETSUS

Autor:

• Fabiano Tonaco Borges - Borges, F.T. - Cuiabá, MT - Escola de Saúde Pública de Mato Grosso - <fabianotonaco@id.uff.br>

Coautor(es):

• Luíz Fernando Lolli - Lolli, L.F. - UNESP - <profluizodontologia@uol.com.br>

• Suzely Adas Saliba Moimaz - Moimaz, S.A.S - Unesp - <sassaliba@foa.unesp.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4949-529X

• Artenio José Isper Garbin - Garbin, A.J.I. - UNESP - <agarbin@foa.unesp.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7017-8942

• Najara Barbosa da Rocha - Rocha, N.B. - Araçatuba, SP - Unesp - <najaraunesp@hotmail.com>

• Clea Adas Saliba Garbin - Garbin CAS - Unesp - <ggarbin@foa.unesp.br>

• Carlos Eduardo Siqueira - Siqueira CE - University of Massachusetts/Lowell - <siqueira196@comcast.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8993-3031


Área Temática:

Planejamento e Gestão em Saúde

Resumo:

O objetivo deste artigo foi discutir a sustentabilidade administrativa das Escolas Técnicas do SUS (ETSUS) a partir do princípio da integração ensino serviço, que traz uma nova dimensão do trabalho na saúde ainda não regulada pela administração pública brasileira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso. A pesquisa foi realizada por meio de questionário semi-estruturado junto aos gestores das ETSUS, abordando aspectos institucionais, administrativos, e de gestão do trabalho. O universo amostral foi de 6 ETSUS pertencentes à Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS). As ETSUS apresentaram gestão e planejamento centralizados e execução descentralizada de sua atividade fim, em sua maioria sem autonomia administrativa e altamente dependentes de financiamento do governo federal. Segundo os gestores das escolas, a falta de regulação da atividade docente por servidor público fragiliza a gestão das ETSUS. Estas instituições apresentam problemas de gestão relacionados à integração ensino serviço, que precisa ser regulamentada para conferir sustentabilidade às escolas e evitar contradições com a legislação brasileira.

Palavras-chave:

Educação Profissionalizante Recursos Humanos Escolas para Profissionais de Saúde Políticas, Planejamento e Administração em Saúde Administração Pública

Abstract:

The purpose of this study was to discuss the administrative sustainability of Brazilian’s Vocational Health Schools (ETSUS) under a work-education integration framework, which brings a new dimension to healthcare work still not regulated by the Brazilian public administration. This was a qualitative study using a case study methodology. The survey had semi-structured questions addressing institutional, administrative, and management of work aspects. It was administered to ETSUS’s managers. The sample was composed of 6 ETSUS that belong to the Network of Vocational Health Schools (RET-SUS). The ETSUS showed centralized planning and management, and decentralized implementation of their core activities. Most of them did not have administrative autonomy and relied heavily on funding from the federal government. According to ETSUS’s managers, the lack of regulation of teaching activities by public employees weakens the management of the ETSUS. The ETSUS have managerial problems related to the integration of work-education, which has to be regulated in order to guarantee sustainability to these schools and avoid contradictions with the Brazilian legislation.

Keywords:

Education, Professional Human Resources Schools, Health Occupations Health Policy, Planning, and Management Public Administration

Conteúdo:

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Como

Citar

Borges, F.T., Lolli, L.F., Moimaz, S.A.S, Garbin, A.J.I., Rocha, N.B., Garbin CAS, Siqueira CE. ESCOLAS TÉCNICAS DE SAÚDE (ETSUS) NO BRASIL: REGULAÇÃO DA INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO E SUSTENTABILIDADE ADMINISTRATIVA. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2011/jul). [Citado em 23/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/escolas-tecnicas-de-saude-etsus-no-brasil-regulacao-da-integracao-ensino-servico-e-sustentabilidade-administrativa/7853?id=7853

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