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0289/2022 - Mortalidade de ciclistas no município de São Paulo: características demográficas e tendências recentes
Cyclists’ mortality in the municipality of São Paulo: demographic characteristics and trends

Autor:

• Maria Antonietta Mascolli - Mascolli, M.A. - <mamascolli@uol.com.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8958-3331

Coautor(es):

• Raony Ferreira França - França, R.F. - <raony.franca@fm.usp.br>
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0429-4811

• Nelson Gouveia - Gouveia, N. - Sao Paulo, - <ngouveia@usp.br> +
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0625-0265



Resumo:

Introdução: A bicicleta é um transporte barato e saudável, porém os acidentes constituem sua
externalidade negativa. Objetivou-se descrever as características dos óbitos de ciclistas, sua
evolução recente e o papel da estrutura cicloviária no município de São Paulo.
Métodos: Estudo descritivo utilizando informações do Sistema de Informações de Mortalidade
(SIM-DATASUS) entre 2000-2017. A relação entre taxa de mortalidade de ciclistas e malha
cicloviária foi avaliada por meio de teste de correlação de Pearson. Foi realizada uma
comparação com as viagens de bicicleta no mesmo período. O perfil sociodemográfico dos óbitos
foi comparado com o da população geral.
Resultados: A taxa de mortalidade atingiu pico de 7,91/milhão de habitantes em 2006 e diminuiu
até 1,8/milhão em 2017; neste período houve aumento das viagens de bicicleta e da estrutura
cicloviária. Observou-se correlação negativa entre a taxa de mortalidade e a estrutura cicloviária.
A análise dos óbitos indica perfil predominantemente masculino, branco, jovem, com ? 7 anos de
estudo; 65% morreu em colisão com veículos.
Conclusões: Observou-se diminuição dos óbitos de ciclistas no município de São Paulo
correlacionada ao incremento de ciclovias a partir de 2008, em um cenário de aumento da
demanda por transporte em bicicleta.

Palavras-chave:

Epidemiologia descritiva; ciclismo; acidentes de trânsito; mortalidade

Abstract:

Introduction: Bicycles are low cost and healthy means of transport, but accidents constitute its
negative externality. This study aimed to describe the characteristics of cyclist deaths, their recent
evolution and the role of the cycling structure in the city of São Paulo.
Methods: Descriptive study using informationthe Mortality Information System (SIM-
DATASUS) between 2000-2017. The relationship between cyclist mortality rate and cycling
network was evaluated using Pearson's correlation test. A comparison was made with bicycle
trips in the same period. The sociodemographic profile of deaths was compared with that of the
general population.
Results: The mortality rate peaked at 7.91/million inhabitants in 2006 and decreased to
1.8/million in 2017; in this period, there was an increase in bicycle trips and in the cycling
structure. A negative correlation was observed between the mortality rate and the cycling
structure. The analysis of deaths indicates a predominantly male, white, young profile, with ≤ 7
years of schooling; 65% died in collision with vehicles.
Conclusions: There was a decrease in cyclist deaths in the city of São Paulo correlated with the
increase in bicycle lanes2008 onwards, in a scenario of increased demand for bicycle
transport.

Keywords:

Descriptive epidemiology; cycling; traffic-accidents; mortality

Conteúdo:

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Como

Citar

Mascolli, M.A., França, R.F., Gouveia, N.. Mortalidade de ciclistas no município de São Paulo: características demográficas e tendências recentes. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2022/out). [Citado em 22/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/mortalidade-de-ciclistas-no-municipio-de-sao-paulo-caracteristicas-demograficas-e-tendencias-recentes/18545?id=18545

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