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0211/2018 - O capital social de adolescentes escolares de um município de Brasileiro.
O capital social de adolescentes escolares de um município de Brasileiro.

Autor:

• Stela de Menezes Rajão - Rajão, SM - <steladrum@yahoo.com.br>

Coautor(es):

• Patricia Maria Zarzar - Zarzar, PM - <patyzarzar@hotmail.com>

• Raquel Conceição Ferreira - Ferreira, R. C. - Belo Horizonte, - <ferreira_rc@hotmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8897-9345

• Efigenia Ferreira e Ferreira - Ferreira, E.F. - <efigenia@gmail.com>
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0665-211X



Resumo:

O objetivo do artigo foi verificar associação do capital social de adolescentes com os fatores condições de vida e participação em atividades coletivas. No estudo transversal, aplicou-se questionário validado (SCQ-AS) para medir o capital social de escolares do sétimo ano de escolas públicas e privadas de um município brasileiro. Os pais responderam a um questionário sobre condições de vida e participação dos filhos em atividades coletivas. Após teste qui-quadrado, fez-se regressão logística múltipla com os domínios do capital social, variáveis dependentes e variáveis independentes (p?0.20). Observou-se maior frequência de coesão social na escola, em adolescentes de escolas privadas (OR= 4.08; IC 95% 1.39 – 11.96) e com renda familiar de 1 a 3 salários mínimos, maior rede de amigos entre os que tinham pais vivendo juntos (OR= 2.21; IC 95% 1.28 – 3.78) e maior frequência de confiança na escola/bairro em escolares de escolas privadas (OR=2.71; IC 95% 1.16 – 6.32). Não houve associação com coesão social no bairro. Estudar em escola privada e ter renda familiar de 1 a 3 salários mínimos podem impulsionar a coesão social na escola, bem como a pratica de atividade esportiva. Os pais viverem juntos pode favorecer maior rede de amigos.

Palavras-chave:

Capital social. Adolescente. Rede Social. Condições Sociais.

Abstract:

The article aimed to verify the association of adolescent social capital with living conditions factors and participation in collective activities. In the cross-sectional study, a validated questionnaire (SCQ-AS) was used to measure the social capital of seventh grade studentspublic and private schools in a brazilian city. The parents answered a questionnaire on living conditions and children\'s participation in collective activities. After chi-square test, multiple logistic regression was performed with social capital’ domains, dependent variables and independent variables (p≤0.20). There was higher frequency of social cohesion at school in adolescentsprivate schools (OR=4.08, 95% CI 1.39-11.96) and who have a family income of 1 to 3 minimum wages, a larger network of friends among those with parents living together OR = 2.21, 95% CI 1.28 - 3.78) and higher school/neighborhood confidence in private school students (OR=2.71, 95% CI 1.16 - 6.32). There was no association with neighborhood social cohesion. Studying in private school and having a family income of 1 to 3 minimum wages can boost social cohesion in school, as well as practice sports. Parents living together can favor larger network of friends.

Keywords:

Social Capital. Adolescent. Social networking. Social conditions.

Conteúdo:

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Como

Citar

Rajão, SM, Zarzar, PM, Ferreira, R. C., Ferreira, E.F.. O capital social de adolescentes escolares de um município de Brasileiro.. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2018/abr). [Citado em 22/12/2024]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/o-capital-social-de-adolescentes-escolares-de-um-municipio-de-brasileiro/16744?id=16744

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