0497/2011 - Pacientes em Centro de Referência para Hanseníase: Rio de Janeiro e Duque de Caxias,1986-2008.
Patientsa Reference Center for Leprosy: Rio de Janeiro and Duque de Caxias, 1986-2008.
Autor:
• Mariana de Andrea Vilas Boas Hacker - Mariana A Hacker - Rio de Janeiro, RJ - Fundação Oswaldo Cruz - <mavbhacker@yahoo.com.br>Coautor(es):
• Anna Maria Sales - Anna M Sales - Fundação Oswaldo Cruz - <amsales@ioc.fiocruz.br>• Edson Cláudio Araripe Albuquerque - Edson CA Albuquerque - Fundação Oswaldo Cruz - <ecaa@ioc.fiocruz.br>
• Emanuel Rangel - Emanuel Rangel - Fundação Oswaldo Cruz - <emanuel@ioc.fiocruz.br>
• Jose Augusto Costa Nery - Jose AC Nery - Fundação Oswaldo Cruz - <neryjac@ioc.fiocruz.br>
• Nadia Cristina Duppre - Nadia C Duppre - Fundação Oswaldo Cruz - <ncduppre@ioc.fiocruz.br>
• Euzenir Nunes Sarno - Euzenir N Sarno - Fundação Oswaldo Cruz - <euzenir@ioc.fiocruz.br>
Área Temática:
EpidemiologiaResumo:
O objetivo deste trabalho foi comparar dados epidemiológicos de pacientes de hanseníase residentes em dois municípios com perfil socioeconômico e nível de endemicidade diferentes e que foram acompanhados em um mesmo centro de referência.Foi realizado um estudo descritivo dos dados de pacientes tratados no ambulatório Souza Araújo, 1986 a 2008, residentes nos municípios do Rio de Janeiro (n=1353) e Duque de Caxias (n=336). Entre os pacientes de Duque de Caxias, em comparação com pacientes do Rio de Janeiro, observou-se maior proporção de casos: com idade inferior a 15 anos, multibalicares, com maior índice baciloscópico (IB) inicial, e detectados através da vigilância de contatos. Os pacientes de Duque de Caxias apresentaram menor renda média e nível de escolaridade. Não foram observadas diferenças estatisticamente significativas quanto ao sexo, grau de incapacidade inicial, reação no diagnóstico, IB final, abandono e regularidade do tratamento. As diferenças encontradas entre os pacientes acompanhados em um mesmo centro de referência, poderiam estar, em parte, relacionadas a diferenças contextuais existentes entre os municípios. Por outro lado, observou-se que a oferta de tratamento e acompanhamento podem minimizar o efeito que os fatores contextuais apresentam sobre os desfechos de saúde.